A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
Principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal
- Sensibilizar a
população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as
espécies;
- Mostrar a
importância dos animais na vida das pessoas;
- Celebrar a vida
animal em todas as suas vertentes.
Sugestões de Leitura
Sim! Os Animais têm Direitos, de André Nunes
Será que exigir direitos para os animais é incompatível com a vida humana? Respondendo aos argumentos especistas, o autor leva-nos a pensar em questões que nunca tinham passado pela nossa cabeça (tendo em conta que explorar e matar animais tornou-se tão mecânico nos nossos dias que acaba por não ser grande objecto de reflexão). Com uma abordagem filosófico-jurídica, este livro é obrigatório tanto para defensores dos animais como aos especistas mais acérrimos. Aos últimos, convido-os a saírem da bolha dogmática e a desafiarem os seus valores com a leitura desta obra.
“Quando se diz que a decisão de considerar o bem-estar dos animais é uma
questão de escolha e de atitude pretende-se tão somente afirmar o poder que
cada um de nós tem para, independentemente da permissão da lei, optar por não
exercer esse mesmo poder.”
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Paulo Borges pretende, com este livro, transmitir a importância de uma consciência e de uma ética globais, anulando a instrumentalização do outro, seja animal, humano ou natureza. Com a desconsideração dessa instrumentalização, a visão do planeta como um todo inseparável surge no nosso âmago espiritual e moral, substituindo deste modo o modelo tradicional antropocêntrico e especista por um sentimento de comunidade entre todos os seres vivos.
Quem é o meu Próximo trata-se de um conjunto de ensaios e textos de intervenção por uma visão unificada do planeta, desafiando o perfil ético-moral fragmentado que actualmente é defendido, praticado e vivido.
Vamos cantar?
Com o Avô
Cantigas o
Sem comentários:
Enviar um comentário