Escola a Ler
Escola a ler é uma agregação das várias medidas da área da leitura do Plano 21/23 escola+, proposta pelo PNL20/27, precisamente para reforçar e recuperar as aprendizagens que foram perdidas nos dois últimos anos de pandemia, no domínio da leitura e da escrita
Nos últimos estudos OCDE e IAD, os impactos da pandemia foram muito gravosos, quer no acesso físico às escolas, aos equipamentos e recursos escolares, quer no acompanhamento escolar, no apoio dos professores às aprendizagens, e, mais do que tudo, nas condições sociais e oportunidades de igualdade que devem assistir à escolaridade básica gratuita.
Foram os ciclos iniciais de escolaridade aqueles onde se fizeram sentir os efeitos do confinamento forçado. Por outro lado, é na sala de aula que todos os alunos estão presentes, que todos participam e são envolvidos em condições de igualdade e todos os alunos se relacionam entre si e com o professor. Assim, a sala de aula é o lugar privilegiado para implementação desta medida, tendo o professor um papel fundamental como o principal motor desta recuperação e consolidação das competências leitoras.
A leitura e a escrita são domínios fundamentais para a formação de leitores, pelo seu carácter estruturante e transversal - sabemos que a capacidade de ler e escrever condiciona todo o percurso presente e futuro de todos os alunos, determinando o percurso escolar e ao longo da vida do individuo, como ser Livre, autónomo e reflexivo, que saiba lidar com o mundo à sua volta.
Nos últimos estudos OCDE e IAD, os impactos da pandemia foram muito gravosos, quer no acesso físico às escolas, aos equipamentos e recursos escolares, quer no acompanhamento escolar, no apoio dos professores às aprendizagens, e, mais do que tudo, nas condições sociais e oportunidades de igualdade que devem assistir à escolaridade básica gratuita.
Foram os ciclos iniciais de escolaridade aqueles onde se fizeram sentir os efeitos do confinamento forçado. Por outro lado, é na sala de aula que todos os alunos estão presentes, que todos participam e são envolvidos em condições de igualdade e todos os alunos se relacionam entre si e com o professor. Assim, a sala de aula é o lugar privilegiado para implementação desta medida, tendo o professor um papel fundamental como o principal motor desta recuperação e consolidação das competências leitoras.
A leitura e a escrita são domínios fundamentais para a formação de leitores, pelo seu carácter estruturante e transversal - sabemos que a capacidade de ler e escrever condiciona todo o percurso presente e futuro de todos os alunos, determinando o percurso escolar e ao longo da vida do individuo, como ser Livre, autónomo e reflexivo, que saiba lidar com o mundo à sua volta.
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