segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!

 

A Direção de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral da Educação, no âmbito do trabalho a desenvolver nos domínios Igualdade de Género e Sexualidade, faz a divulgação da continuação, em 2023/24, deste desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”. Todos os meses será eleito o provérbio do mês entre os selecionados pelo júri e colocados a votação pública.
Dando continuidade ao desafio lançado em 2022/23, a Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, no âmbito do trabalho a desenvolver nos domínios da Sexualidade e Igualdade de Género volta a desafiar as escolas para, em contexto de turma, promoverem a reflexão sobre o significado de certos provérbios.
Os provérbios, frases sábias criadas pelo povo que vão passando de geração em geração fazem parte da nossa cultura e são frequentemente usados enquanto justificação/aceitação para certos atos e comportamentos. Muitos traduzem ainda uma realidade patriarcal, de um género dominante face a outros, da oposição da esfera do lar para a mulher à esfera pública do homem. Apresentam uma visão do passado à qual importa continuar a dar um cariz atual e sábio, promotor de uma sociedade mais justa e igualitária, tal como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Convidamos-vos, assim, a aceitar o desafio para o ano letivo 2023/2024 que terá já no próximo mês, a eleição do provérbio de novembro.
Contamos com toda a comunidade educativa e com a voz de crianças e jovens!
Toda a informação e regulamento disponível no website da Cidadania, em Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!

Sem comentários:

Enviar um comentário