quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Conflito entre Israel e a Palestina


Nos últimos dias tens ouvido falar do conflito entre Israel e a Palestina…
Sabes onde fica a Faixa de Gaza? E Israel?
Vamos tentar explicar-te pois é um problema muito complexo.
A Faixa de Gaza é um território Palestiniano composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Médio Oriente, que faz fronteira com o Egito, a sudoeste (11 km) e com Israel, a leste e a Norte (51 km). O território de Gaza tem apenas 41 km de comprimento e cerca de 6 a 12 km de largura com uma área total de 365 km quadrados.
Este território tem sido uma zona de conflitos sangrentos ao longo dos anos.
A população da Faixa de Gaza é de cerca de 1,7 milhões de pessoas. Apesar desta população ser maioritariamente nascida em Gaza, uma grande percentagem é constituída por refugiados palestinianos, que se refugiaram em Gaza após a Guerra árabe-israelita de 1948 e é maioritariamente muçulmana de origem sunita. Esta faixa de território é um dos territórios mais densamente povoado do planeta; é uma área muito pobre em água e não existem indústrias; as infraestruturas são precárias e a pobreza é imensa.
Os anos de 1948, 1959 e 1967 ( Guerra dos Seis Dias), marcam anos de guerras e de tentativas de acordos de definição de fronteiras entre Israel, que ocupou este território e os países árabes - Síria, Egito, Jordânia e Iraque, apoiados pelo Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.
Em 1993 foram assinados os “Acordos de Oslo” em que que a autoridade Palestiniana se tornou o órgão administrativo que governa os centros populacionais palestinianos e Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egito. Em 2005, o governo israelita retirou-se do território ocupado.
Desde julho de 2007, depois das eleições parlamentares palestinianas de 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas (grupo radical, especialmente ativo em Gaza, é o mais importante movimento islâmico radical da Palestina e tem controlo da administração da área.
O seu lema é:"Alá é o nosso objetivo, o Profeta é o nosso modelo, o Corão é a nossa constituição, a jihad é o nosso caminho e morrer pela causa de Alá é nossa maior esperança."(artigo 8º da Carta de Princípios do Hamas).
Israel bombardeou a Faixa de Gaza em 2008, 2012, 2014 e 2021 em retaliação a ataques de mísseis lançados por militantes do Hamas. Os ataques israelitas resultaram em milhares de mortos palestinianos, sobretudo entre a população civil, além de produzirem graves danos à infraestrutura local, enquanto os mísseis do Hamas foram, em sua maioria, intercetados pelo eficiente sistema de defesa antiaérea israelita.
Desde o dia 6 de outubro de 2023, o Hamas alterou este estado de coisas ao realizar um violento ataque terrorista à população civil israelita.
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Professora Cristina Gil Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário