segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!

 

A Direção de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral da Educação, no âmbito do trabalho a desenvolver nos domínios Igualdade de Género e Sexualidade, faz a divulgação da continuação, em 2023/24, deste desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”. Todos os meses será eleito o provérbio do mês entre os selecionados pelo júri e colocados a votação pública.
Dando continuidade ao desafio lançado em 2022/23, a Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, no âmbito do trabalho a desenvolver nos domínios da Sexualidade e Igualdade de Género volta a desafiar as escolas para, em contexto de turma, promoverem a reflexão sobre o significado de certos provérbios.
Os provérbios, frases sábias criadas pelo povo que vão passando de geração em geração fazem parte da nossa cultura e são frequentemente usados enquanto justificação/aceitação para certos atos e comportamentos. Muitos traduzem ainda uma realidade patriarcal, de um género dominante face a outros, da oposição da esfera do lar para a mulher à esfera pública do homem. Apresentam uma visão do passado à qual importa continuar a dar um cariz atual e sábio, promotor de uma sociedade mais justa e igualitária, tal como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Convidamos-vos, assim, a aceitar o desafio para o ano letivo 2023/2024 que terá já no próximo mês, a eleição do provérbio de novembro.
Contamos com toda a comunidade educativa e com a voz de crianças e jovens!
Toda a informação e regulamento disponível no website da Cidadania, em Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!

domingo, 29 de outubro de 2023

Voluntários de leitura

 

Com o objetivo de criar e desenvolver uma Rede Nacional de Voluntariado de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares relança o projeto Voluntários de Leitura.
Este projeto destina-se a apoiar o trabalho dos docentes, professores bibliotecários e alunos.
Mais informações sobre o voluntariado de Leitura do Banco de Portugal podem ser pedidas através do endereço eletrónico voluntarios.leitura@mail-rbe.org.
As inscrições para voluntários já se encontram abertas. 
Participe! Há sempre uma criança ou um jovem à sua espera.

sábado, 28 de outubro de 2023

Educação Financeira

O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de outubro e foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.
A plataforma #EstudoEmCasa Apoia associa-se a esta celebração disponibilizando um conjunto de recursos educativos digitais destinados à Educação Financeira, um dos domínios da Educação para a Cidadania, componente transversal do currículo.
Estes conteúdos poderão ser explorados autonomamente ou em sala de aula e pretendem ser facilitadores da aquisição e desenvolvimento de conhecimentos relacionados com economia, finanças, contextos e instrumentos financeiros.

Fonte

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Concurso Media@ção

 

Está lançada a edição de 2024 do Concurso Media@ção.
O tema a abordar este ano será media, direitos humanos e paz, atendendo ao contexto que estamos a viver e ao facto de a Declaração Universal dos Direitos Humanos celebrar, em 2023, o seu 75.º aniversário.
Ao longo destes 75 anos, a referida Declaração manteve-se como um marco essencial na luta pelos direitos fundamentais do ser humano no mundo e como texto matriz de uma vida humana digna e livre. Não obstante, na prática, tem sido frequentemente alvo de obstáculos e atentados à sua afirmação.
O tema da edição de 2024 visa promover a reflexão sobre o papel dos media no atual contexto de ameaças à paz e aos direitos humanos. As possibilidades de abordagem do tema são múltiplas, no entanto, quem quiser pode inspirar-se nas sugestões incluídas no Regulamento.
O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 22 de março de 2024, não sendo necessária pré-inscrição.
Lembramos a conveniência de consulta dos tutoriais incluídos em A linguagem audiovisual e em Vídeos de apoio, assim como dos trabalhos distinguidos em anos anteriores e disponíveis no canal YouTube do concurso.
Qualquer informação para além de todas as que constam no Regulamento, deve ser solicitada através do e-mail: media@mail-rbe.org

terça-feira, 24 de outubro de 2023

O livro fechado

 

Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado. 
Nunca ninguém o abrira, nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se: 
– Ninguém me leu. Ninguém me liga. 
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
– Por sinal, não – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. – Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. – Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não... Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço. 
– À falta de outro... – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele... Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre os joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – perguntou a voz de uma menina, debruçada sobre o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo: 
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste.
Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial. 
– Lê – exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.
António Torrado
© APENA - APDD – Cofinanciado pelo POSI e pela Presidência do Conselho de Ministros

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
Eu frequento a Biblioteca…e tu?

domingo, 22 de outubro de 2023

Maratona de Cartas | Webinar gratuito

 

Todos os anos a Amnistia Internacional, a nível global, promove a Maratona de Cartas, o maior evento de ativismo para os direitos humanos no mundo, centrado em casos individuais de pessoas como nós. 
Em Portugal as escolas têm um papel fundamental para levar a Maratona de Cartas a milhares de pessoas. Webinar gratuito para docentes, para conhecer em primeira mão os casos deste ano. 
📅 Quando: 4ª feira dia 25 de outubro;
⏰ Horário: 18h00-19h00;
📍Onde: Online, no Microsoft Teams.
Inscrições.

sábado, 21 de outubro de 2023

Dia da Bandeira Verde | Eco-Escolas


No dia 13 de outubro, as Eco-Escolas do Agrupamento estiveram representadas na cerimónia de entrega do galardão, em Braga. Para além de verem reconhecido o empenho em tornar as suas escolas mais amigas do ambiente, recebendo as Bandeiras Verdes, foram ainda arrecadados os prémios: Eco-Código-redes sociais (EB n.º 1), Rota da biodiversidade (EBS) e Escola Madrinha (EBS).
Por todas as suas escolas terem recebido o galardão Bandeira Verde, o Agrupamento foi considerado um Eco-Agrupamento. Parabéns a todos os envolvidos!
Neste novo ano letivo, colaborem na auditoria ambiental, sugiram atividades, criem “Brigadas verdes”, ajudem a cuidar das hortas, participem nos Conselhos Eco Escolas, ajudem a criar o Eco-Código. Contamos com todos vocês.
Professora Maria João Carvalho

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Concurso Escolar 2023-2024 | Rota do Românico

No ano letivo de 2023-2024, a Rota do Românico lança a quinta edição do seu concurso escolar, subordinado ao tema A escultura na Rota do Românico.
O concurso tem como público-alvo a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário (público e privado), do território abrangido atualmente pela Rota do Românico, constituído por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Os trabalhos a apresentar neste concurso escolar deverão explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos e centros de interpretação da Rota do Românico: tímpanos, capitéis, mísulas, cachorros, aduelas, siglas, frisos, entre outros pormenores artísticos.
O concurso premiará os três melhores trabalhos em cada uma das seguintes categorias, por nível de escolaridade:
a) Ilustração: Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico;
b) Modelagem: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
c) Criação Literária: Ensino Secundário.
inscrição no concurso deve ser formalizada aqui, até ao dia 29 de abril de 2024
receção dos trabalhos termina no dia 23 de maio, inclusive. 
Consulte o Regulamento nos Documentos.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

O 25 de abril na minha terra | Concurso “História Militar e Juventude”

 

História Militar e Juventude é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM). É dirigido às crianças e jovens entre os 10 e 19 anos que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário (regular e profissional) e tem por objetivo fomentar o gosto pela História Militar de Portugal.
A 4.ª edição do Concurso, subordinada ao tema “O 25 de Abril na minha terra", decorre entre 15 de setembro de 2023 e 19 de maio de 2024 e está aberta aos alunos residentes em Portugal e aos que estão inscritos em escolas portuguesas no estrangeiro.
Os trabalhos individuais ou em par e os de turma serão categorizados em diferentes grupos:
A: 10-12 anos ou inscrito no 2.º ciclo;
B: 12-15 anos ou inscrito no 3.º ciclo;
C: 15-19 anos ou inscrito no secundário (regular ou profissional).
O trabalho escolar deve ser apresentado a concurso em suporte digital, obedecendo aos requisitos de layout e de duração estipulados pelos responsáveis do Concurso.
Os prazos limites para a entrega dos projetos escolares é estipulado de acordo com o grupo etário/ciclo dos seus autores:
A – até 28 de abril;
B – até 8 de maio;
C – até 19 de maio.
Os trabalhos vencedores serão selecionados de acordo com:
- O rigor histórico;
- A relevância das fontes;
- A qualidade da informação e clareza na exposição;
- A criatividade;
- A qualidade da reflexão sobre as competências adquiridas, expressa no relatório escrito solicitado.
Para saber mais consulte o regulamento​.​
Formulário de inscrição.

domingo, 15 de outubro de 2023

Rede para a Inovação e Melhoria da Educação | RIMED

 

Lançamento público da RIMED.
No próximo dia 18 de outubro, pelas 18.00h, decorrerá um webinar de apresentação da RIMED. O momento será aproveitado para a realização conjunta de uma reflexão sobre a inovação e a melhoria da educação, no atual contexto.
Inscrição no webinar.

sábado, 14 de outubro de 2023

Autor do mês | Oscar Wilde

Oscar Wilde nasceu a 10 de outubro de 1854. Foi o segundo filho de um casal irlandês, residente em Dublin e talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. 
Criador do movimento dândi, que defendia o belo e o culto da beleza como um antídoto para os horrores da época industrial, Wilde publicou a sua primeira obra, um livro de poemas, em 1881, a que se seguiram duas peças de teatro, no ano seguinte. Em 1884, casou com Constance Lloyd, uma herdeira inteligente e culta, interessada em literatura infantil e de quem teve dois filhos e a partir de 1887 iniciou uma fase de produção literária intensa, em que escreveu diversos contos, peças de teatro, como “O Leque de Lady Windemere” (o seu primeiro êxito teatral), “Um Marido Ideal” e A Importância de se Chamar Ernesto”, e um único romance, “O Retrato de Dorian Gray” (este romance celebra o esteticismo, critica os seus riscos e aborda pela primeira vez a homossexualidade na literatura inglesa), considerado por muitos como a sua obra mais bem conseguida. Mordaz e irónico, Oscar Wilde alcançou enorme sucesso com as suas comédias de salão. Porém, em 1865, foi atingido pela adversidade: acusado de homossexualidade, foi violentamente atacado pela imprensa, tendo caído em desgraça. O processo judicial em que se viu envolvido levou-o à prisão (onde escreve “De Profundis”), cumprindo dois anos de trabalhos forçados. Após ser libertado, abandonou definitivamente Inglaterra e fixou-se num modesto hotel de Paris adotando o nome de Sebastian Melmoth.
Longe ia o tempo dos longos cabelos caindo em madeixas sobre golas de veludo, os casacos de peles espessas, os chapéus de largas abas e as capas renascentistas. A decadência física é rápida.
Wilde morreu em novembro de 1900, após dois meses de doença. Diz-se que, tal como Tchékhov, de quem quase tudo o separava, pediu champanhe pouco antes de expirar, comentando: «Estou a morrer acima das minhas possibilidades.»
Obras
Professora Maria de Fátima Caetano Pereira

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Conflito entre Israel e a Palestina


Nos últimos dias tens ouvido falar do conflito entre Israel e a Palestina…
Sabes onde fica a Faixa de Gaza? E Israel?
Vamos tentar explicar-te pois é um problema muito complexo.
A Faixa de Gaza é um território Palestiniano composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Médio Oriente, que faz fronteira com o Egito, a sudoeste (11 km) e com Israel, a leste e a Norte (51 km). O território de Gaza tem apenas 41 km de comprimento e cerca de 6 a 12 km de largura com uma área total de 365 km quadrados.
Este território tem sido uma zona de conflitos sangrentos ao longo dos anos.
A população da Faixa de Gaza é de cerca de 1,7 milhões de pessoas. Apesar desta população ser maioritariamente nascida em Gaza, uma grande percentagem é constituída por refugiados palestinianos, que se refugiaram em Gaza após a Guerra árabe-israelita de 1948 e é maioritariamente muçulmana de origem sunita. Esta faixa de território é um dos territórios mais densamente povoado do planeta; é uma área muito pobre em água e não existem indústrias; as infraestruturas são precárias e a pobreza é imensa.
Os anos de 1948, 1959 e 1967 ( Guerra dos Seis Dias), marcam anos de guerras e de tentativas de acordos de definição de fronteiras entre Israel, que ocupou este território e os países árabes - Síria, Egito, Jordânia e Iraque, apoiados pelo Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.
Em 1993 foram assinados os “Acordos de Oslo” em que que a autoridade Palestiniana se tornou o órgão administrativo que governa os centros populacionais palestinianos e Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egito. Em 2005, o governo israelita retirou-se do território ocupado.
Desde julho de 2007, depois das eleições parlamentares palestinianas de 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas (grupo radical, especialmente ativo em Gaza, é o mais importante movimento islâmico radical da Palestina e tem controlo da administração da área.
O seu lema é:"Alá é o nosso objetivo, o Profeta é o nosso modelo, o Corão é a nossa constituição, a jihad é o nosso caminho e morrer pela causa de Alá é nossa maior esperança."(artigo 8º da Carta de Princípios do Hamas).
Israel bombardeou a Faixa de Gaza em 2008, 2012, 2014 e 2021 em retaliação a ataques de mísseis lançados por militantes do Hamas. Os ataques israelitas resultaram em milhares de mortos palestinianos, sobretudo entre a população civil, além de produzirem graves danos à infraestrutura local, enquanto os mísseis do Hamas foram, em sua maioria, intercetados pelo eficiente sistema de defesa antiaérea israelita.
Desde o dia 6 de outubro de 2023, o Hamas alterou este estado de coisas ao realizar um violento ataque terrorista à população civil israelita.
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Professora Cristina Gil Marinho

domingo, 8 de outubro de 2023

Clube de Ciência Viva

As inscrições no Clube Ciência Viva estão abertas. 
Tens de experimentar... ser um pequeno cientista!
Inscrições na Biblioteca Escolar
!

sábado, 7 de outubro de 2023

Dia Nacional dos Castelos

Novas AE de Matemática | Coletânea de tarefas para o 4.º ano

 

Já se encontra disponível a coletânea relativa às tarefas aplicadas aos alunos das duas turmas do 4.º ano de escolaridade, em 2022/23. 
O Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Desenvolvimento Profissional em Matemática, coordenado pela professora Leonor Santos, tem vindo a desenvolver coletâneas de tarefas aplicadas aos alunos das turmas que antecipam a operacionalização das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico.
Para mais informação, poderá aceder ao site Aprendizagens Essenciais de Matemática, no qual a Direção-Geral da Educação disponibiliza aos professores de Matemática recursos de apoio, bem como uma síntese de toda a dimensão do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, ou, ainda, ao site Recupera, espaço web de apoio à comunidade escolar onde poderá encontrar informação útil para o ensino e a aprendizagem nos ensinos básico e secundário: recursos, práticas e projetos.

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

5 de outubro de 1910

Sabes por que razão hoje é feriado nacional em Portugal?
Desde a fundação do reino de Portugal, em 1143, até ao triunfo da revolução republicana, em 5 de outubro 1910, o poder foi sempre exercido por um rei. Mas este regime, chamado Monarquia, começou a ser contestado no século XIX, e a partir daí os monarcas foram obrigados a governar juntamente com um parlamento. Formaram-se partidos políticos, realizaram-se eleições, os reis passaram a estar limitados pela Constituição, mas para os republicanos não era o suficiente.
Foi por isso que se insubordinaram e derrubaram as forças fiéis a D. Manuel II, o último rei de Portugal, que fugiu para Inglaterra.
A 5 de outubro de 1910, José Relvas, a partir da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclamou a República. Era a queda da Monarquia e o fim do reinado de D. Manuel II. Até à data comemora-se a implantação da República, em Portugal, com um feriado nacional e iniciativas de celebração por todo o país. Neste dia deixámos de ter reis a mandar e passámos a viver em República, com um Presidente eleito.
Durante a
1.ª República (1910 -1926) legislou-se sobre o trabalho, a família, a educação e a laicização do Estado. A nível social criaram-se leis orientadas para a melhoria das condições de trabalho, que se destinavam a recompensar o apoio do operariado à causa republicana: logo em dezembro de 1910 decretou-se o direito à greve e, em janeiro de 1911, o descanso semanal ao domingo e o horário semanal de trabalho diferentemente regulado consoante os setores de trabalho. No entanto, parte da população portuguesa, sobretudo a classe média e os trabalhadores rurais, estavam descontentes com as medidas tomadas pelos governantes, que eram profundamente anticlericais e legislaram no sentido de combater e tirar privilégios à Igreja Católica portuguesa e, também, porque a aplicação das medidas no âmbito do trabalho tardavam. A 1.ª República viveu em instabilidade política sucedendo-se os governos.
Ilustração alusiva à Proclamação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910

Podes pesquisar mais sobre este assunto no site da RTP Ensina.

Professora Cristina Gil Marinho

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Isto também é comigo! | Público na Escola

«Isto também é comigo!» é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do jornal PÚBLICO, através do projeto de Educação para os Media, PÚBLICO na Escola, que pretende dar voz aos alunos e ajudá-los a tomar consciência do que acontece à sua volta. Todos os meses, os jovens são convidados a exprimirem a sua opinião, por escrito, sobre o que mais lhes chamou a atenção no jornal PÚBLICO. Até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos alunos, será publicado o texto selecionado pelo júri, nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Outubro é o mês das bibliotecas escolares!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10.
O mote para este ano já está lançado: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.