O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Foi celebrado pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de Maio por ser o dia de aniversário da ITLA.
O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito, uma fonte inesgotável de alegria, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano e essencial para a saúde física e mental.
Brincar é a principal actividade da criança. É essencial que os pais e educadores compreendam que as brincadeiras e os jogos favorecem o desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e social, sendo de primordial importância a evolução do desenvolvimento da criança na interacção com os outros. Uma criança que não brinca chama tanto a atenção como uma que não coma, pelo que, podemos considerar que brincar é uma necessidade básica, uma experiência rica e complexa.
A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais podem ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas, competências e potencialidades das crianças, sendo que, as brincadeiras mais activas proporcionam o desenvolvimento muscular e ajuda a libertar o excesso de energia. Através das brincadeiras as crianças exploram a natureza e o mundo que as rodeia. Com a partilha de brinquedo aprendem as relações sociais - o dar e o receber - testam as suas capacidades e ao compararem-se com os outros iniciam um processo de auto consciência. Percebem quem são e qual o seu lugar no mundo, o certo e o errado, assumindo as responsabilidades das suas acções.
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