O seu propósito é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.
Para assinalar este dia, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas disponibiliza um cartaz digital, da autoria da ilustradora Ana Ventura, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2022.
O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: um livro como raiz para a vida, que a alimenta e lhe dá os nutrientes para a diversidade, tal como as palavras dão vida aos sonhos de cada um.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil-2023, o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto”.
O convite é dirigido aos educadores, aos professores de todos os ciclos do ensino básico e a outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos.
A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.
Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede do Agrupamento, até ao dia 24 de maio, no formulário Livro-Objeto, a disponibilizar oportunamente, onde deverá constar a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado.
O vídeo (trailer), com duração máxima de um minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro.
No Dia Internacional da Criança, 1 de junho, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027.
Para mais informações contactar pedro.ucha.silva@pnl2027.gov.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário