sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia Mundial do Sono

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.
O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.
Privação do sono
A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.
Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização das pessoas, que ficam mais suscetíveis a cometer lapsos como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.
45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

Dormir bem para aprender melhor!

Para os mais pequenos...

Dia do Pai

O mês de março traz-nos um dia deveras especial, o Dia do Pai. É uma boa oportunidade para homenageamos o nosso pai, com presentes, palavras amigas e gestos carinhosos... para demonstrarmos o nosso afeto.
A data escolhida, deve-se ao facto de 19 de março ser o dia de S. José, o pai de Jesus.
Neste dia celebramos os laços de família, tão importantes ao longo da nossa vida.  

O Dia do Pai

É um dia iluminado
pela ternura de quem ama
em cada filho o futuro
como se fosse uma chama
que nada pode apagar,
seja vento, seja chuva,
seja tormenta do mar.
É um dia carinhoso
com uma história para contar
que só acaba à noite
quando nos vamos deitar,
ao colo do nosso pai
com uma canção de embalar.
José Jorge Letria, in O livro dos dias

Citação do dia

 


Sem comentários:

Enviar um comentário