Escritor francês (1828-1905), foi o criador do romance de antecipação científica. Celebrizou-se com A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1873), Cinco Semanas em Balão (1863), Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874). Previu acontecimentos como a viagem à lua, o aparecimento do submarino e da televisão. As obras de Verne foram mais tarde adaptadas por Walt Disney.
Júlio Verne é um autor francês do século XIX que nasceu a 8 de fevereiro de 1828 e faleceu dia 24 de março de 1905, na cidade de Amiens em Nantes, na França.
Estudou na faculdade de Direito, em Paris, mas nunca exerceu a profissão. Nesta cidade trabalhou como corretor da bolsa de valores. Em 1862, assinou o contrato que daria um novo rumo à sua vida, ao publicar o livro Cinco semanas em um balão. Com isso, o sucesso bateu definitivamente à sua porta.
Características das obras de Júlio Verne
As obras de Júlio Verne são direcionadas ao público infantojuvenil, o que não impede que vários adultos fiquem fascinados com tais narrativas. Foi considerado, por alguns estudiosos, o pai da ficção científica. Nos seus livros, o autor recorre a conceitos científicos para, de forma didática, dar um caráter de verossimilhança às suas histórias. Mas as suas obras não só cumprem a função de entreter ou ensinar: elas também podem levar a reflexões, como os perigos da evolução tecnológica. Dessa forma, as narrativas de Verne valorizam não só a imaginação, mas também a razão e a ciência.
A tecnologia também é valorizada pelo narrador de Júlio Verne, que apresenta aos leitores e leitoras, por exemplo, máquinas voadoras e submarinas, além de armas de destruição. É bom lembrar que seus livros foram escritos e publicados, pela primeira vez, no século XIX.
É possível perceber elementos futuristas em algumas de suas obras, como uma viagem à Lua, um submarino elétrico e a um aparelho que transmite som e imagem.
Professora Maria de Fátima Caetano Pereira
Fontes
Fnac
Bertrand
Sem comentários:
Enviar um comentário