terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se a 30 de janeiro.
Esta data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal. Foi escolhido este dia como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No contexto desta efeméride, o Plano Nacional de Cinema propõe às escolas o visionamento do filme Recreio (2021), de Laura Wandel. Com a duração de 72’, Recreio aborda uma história que nos confronta com o universo do bullying no espaço escolar, a partir do ponto de vista da pequena protagonista.
O filme é para maiores de 12 anos.
Fonte PNC

domingo, 28 de janeiro de 2024

Recurso de ECG "A Maior Flor do Mundo"

Recurso pedagógico de Educação para a Cidadania Global, a partir do conto “A Maior Flor do Mundo”, escrito por José Saramago.
A proposta educativa tem como fonte de inspiração o discurso pronunciado no Banquete Nobel, aquando da entrega do Prémio Nobel de Literatura, em 1998: “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”. 
Por outro lado, os guiões criados para os 4 filmes produzidos partem do desafio lançado no próprio conto por José Saramago, no sentido de cada um se poder apropriar da história e a reviver/recontar. Nesse sentido, a história do conto é um ponto de partida para um processo de questionamento, conhecimento e ação.
Propostas de etapas de trabalho:
Etapa 1 - Ler o conto.
Etapa 2 - Aprofundar a compreensão da história e da mensagem.

Etapa 3 - Assegurar uma ligação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Carta dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.
Etapa 4 - Repensar e transformar. 

Vídeos disponíveis no YouTube da OEI Portugal.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), no contexto das comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que evoca o aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945, apresentou a Carta para a Salvaguarda dos Sítios.

Esta Carta - apresentada publicamente, no dia 23 de janeiro de 2024, em Bruxelas, na conferência intitulada Holocaust Remembrance Conference: Remembering the Past. Shaping the future e organizada pela Comissão Europeia, pela Presidência Belga do Conselho da Europa e pela IHRA - foi desenvolvida pela IHRA e adotada durante a Plenária de Zagreb (realizada no final de novembro de 2023), porque se considera que todos os sítios autênticos ligados ao Holocausto e ao genocídio dos Roma são um testemunho duradouro do passado que deve, tanto quanto possível, manter a sua presença na atualidade.
Aceda à Carta da IHRA (versão inglesa).
Sugestão do PNC

Neste âmbito de evocação e celebração dos Direitos Humanos, o PNC propõe o visionamento do filme Uma Turma Difícil (2004), uma longa-metragem da realizadora Marie-Castille Mention-Schaar, para maiores de 12 anos, que se encontra disponível na plataforma streaming do PNC.
Sinopse | No Liceu Léon Blum, em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10.º ano, onde um grupo de adolescentes de diferentes origens parecem ter muito pouco em comum. A professora propõe-lhes então um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Divulgação dos resultados do Concurso de Leitura

 

Esta semana realizou-se no Agrupamento o Concurso de Leitura.
Esta  iniciativa foi dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com os docentes de Português e professores titulares de turma.
A equipa da Biblioteca Escolar dá os parabéns a todos os participantes!
Obrigada a todos pela colaboração.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Autor do mês | Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética.
Revelou-se em 1948, com “As Mãos e os Frutos”, a que se seguiria, em 1950, “Os Amantes sem Dinheiro”. Eugénio de Andrade publicou mais de vinte livros de poesia, publicou obras em prosa, antologia, livro infantil e traduziu, para o português, livros do poeta Frederico Garcia Lorca, José Luís Borges, René Char. 
Entre os poemas de Eugénio, destaca-se "As Palavras". Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios. Entre outros foi-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários, O Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (da ex-Jugoslávia), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões, em 2001.
Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu mais de metade da sua vida. 

As Palavras
São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparados, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?
Eugénio de Andrade in Até Amanhã

Professora Maria de Fátima Caetano Pereira
Fontes
Fnac
Bertrand

domingo, 21 de janeiro de 2024

Suplemento ao DigCompEDU sobre IA na Educação

O projeto europeu Pioneiros da IA na Educação e Formação acaba de lançar o Suplemento de IA ao Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEDU), que descreve as aptidões e competências dos professores e formadores relacionados com Inteligência Artificial (IA) na Educação.
O suplemento IA na Educação agora criado procura completar e aperfeiçoar o atual quadro DigCompEdu da União Europeia, integrando competências críticas relacionadas com IA na educação, reconhecendo que a IA está a transformar rapidamente os processos de ensino e aprendizagem e que os educadores e formadores têm de estar equipados com competências para compreender, avaliar e utilizar as tecnologias de IA de forma eficaz e responsável.
O suplemento utiliza o modelo de progressão em seis fases do DigCompEdu, do recém-chegado até ao pioneiro, para uma integração e consistência perfeitas.

sábado, 20 de janeiro de 2024

"Da Ideia ao projeto de intervenção em leitura"

Tem uma ideia para promoção de leitura que gostaria de transformar num projeto?
Aceda ao guião "Da Ideia ao projeto de intervenção em leitura", que contém a descrição das etapas a seguir, apoiada em exemplos concretos.
Neste guia, identificam-se e descrevem-se as várias etapas que presidem à transformação de uma ideia num projeto de intervenção em leitura, ilustrando cada uma dessas etapas com exemplos concretos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Projeto piloto "RecolhaBIO"

Município de Paredes implementa projeto experimental de recolha de biorresíduos na restauração e eco-escolas.
“RecolhaBIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” é o projeto piloto que está a avançar no concelho de Paredes. O objetivo geral do Município, nesta fase, é implementar a recolha seletiva porta-a-porta em operadores económicos da área da restauração, cafés e hotelaria e a sensibilização para a recolha seletiva e a compostagem comunitária em Eco-Escolas.
Este mês de janeiro iniciou a recolha seletiva dos biorresíduos em 31 espaços de restauração no centro urbano de Paredes e a implementação da separação de biorresíduos, compostagem comunitária e aplicação do composto nos solos de quatro Eco-Escolas (Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo, Rebordosa, Sobreira e Paredes) com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar para o aproveitamento destes resíduos conduzindo à produção de fertilizante orgânico.
A apresentação do projeto, decorreu na passada quarta-feira, 10 de janeiro, na biblioteca da Escola Básica e Secundária de Lordelo e contou com a presença do Vereador do Ambiente do Município Dr. Francisco Leal.
Partilhamos o print da noticia, de dia 13 de janeiro, no Jornal de notícias.
Parabéns ao Município pela iniciativa!

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Faz Ouvir a tua Voz!

A censura não é de hoje.
Há textos que, por algum motivo, em algum lugar e ocasião, foram proibidos ou censurados, institucional ou informalmente.
No dia 1 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.
O desafio é selecionar um texto ou excerto que tenha sido alvo de censura e gravar um áudio com a respetiva leitura.
Como participar:
1. Seleciona um texto ou excerto censurado/banido por motivos políticos, religiosos ou sociais.*
2. Grava a leitura em áudio: máx. 2 minutos.
3. Preenche o formulário.
4. Envia o ficheiro até 22 de janeiro, por email.
Sem ideias? Consulta a lista de sugestões.
Não te cales à censura!
Participa até dia 22 de janeiro.
Daremos voz às melhores leituras.
Este desafio conta com a colaboração da Rádio Miúdos.
Email para envio das gravações: lva2024.pnl2027@gmail.com

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A Inteligência Artificial na educação – uma nova era na aprendizagem

O RTP Ensina completa, em janeiro de 2024, 10 anos de atividade. Para celebrar a data, vai realizar, em parceria com a DGE, uma conferência que ajudará a refletir sobre o papel da IA na educação.
Objetivo: Explorar como a Inteligência Artificial está a remodelar a educação, destacando inovações e transformações impulsionadas pela tecnologia. Este painel pretende analisar as aplicações práticas da IA ​​no contexto educativo, desde a personalização do ensino até à criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e envolventes. Discutir-se-á também os desafios e oportunidades que a IA apresenta para o sistema educativo, incluindo questões éticas, técnicas e pedagógicas, com a intenção de entender melhor como a IA pode ser integrada de forma eficaz e responsável no ensino e na aprendizagem.
No dia 17 de janeiro de 2024 entre as 9h30 e as 13h00.
Assista, aqui, em direto na RTP Play. 

domingo, 14 de janeiro de 2024

Webinar "Como fazer um podcast"


No dia 16 janeiro de janeiro, às 10h30, será dinamizado o webinar  “Como fazer um podcast”,  uma sessão prática com o coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, sobre como gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de "Miúdos a Votos", que decorre de 22 de janeiro a 6 de março.
Este webinar destina-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca. Podem também inscrever-se nestas sessões professores/professores bibliotecários, a título individual. Os alunos que estiverem em casa, em isolamento, poderão também inscrever-se individualmente.
A inscrição prévia é obrigatória, através da hiperligação.
Não perca!

Fonte: RBE

sábado, 13 de janeiro de 2024

Concurso "Conta-me o 25 de abril"

Os 50 anos do 25 de abril dão o mote à mais recente iniciativa do projeto bYou e do MILObs. Entre os dias 02 de janeiro e 31 de março, os jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 18 anos são desafiados a assinalar o aniversário da Revolução dos Cravos através de criações em vídeo ou produções sonoras. 
O regulamento completo do concurso “Conta-me o 25 de abril” pode ser consultado aqui
A consulta do regulamento, onde estão descritos os formatos que podem ser considerados para o concurso, bem como outras condições de participação, é obrigatória. 
Os trabalhos podem ser submetidos através deste formulário.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Educação Financeira | Recursos para todos os ciclos de ensino

Os Cadernos de Educação Financeira visam apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes níveis e ciclos de ensino. Podem ser trabalhados nos diversos contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas ou no desenvolvimento de projetos.
Os Cadernos de Educação Financeira estão disponíveis para download gratuito.
Caderno de Educação Financeira 1.º Ciclo;
Caderno de Educação Financeira 2.º Ciclo;
Caderno de Educação Financeira 3.º Ciclo;
Caderno de Educação Financeira Ensino Secundário;
Caderno de Apoio ao professor.
Os Cadernos de Educação Financeira resultam de uma  parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).
No site Todos Contam encontram disponíveis outros recursos, que os convidamos a consultar.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Cadernos da Língua Portuguesa

 

Está em linha o primeiro número de Cadernos de Língua Portuguesa, uma série de brochuras digitais elaboradas e publicadas pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e pelo Laboratório de Competências Transversais (LCT) do Iscte.
É uma coleção resultante da seleção de conteúdos do Consultório do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Cada caderno subordina-se a uma ou mais áreas temáticas, e o primeiro que agora se disponibiliza visa esclarecer dúvidas de domínios básicos do funcionamento do português: a formação e as classes de palavras, a concordância verbal, o significado de verbos e frases (semântica) e a pontuação.
Para consultar o n.º 1 dos Cadernos de Língua Portuguesa, publicado em 05/12/2023, aceder por aqui.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Concurso Artistas Digitais – XXIII Edição (2023-2024)

XXIII edição do concurso Artistas Digitais, organizada pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra (CCEMS) em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos).
Em 2024 comemoram-se os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a chamada “Revolução dos Cravos” liderada por oficiais do exército  que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos de ditadura e permitiu iniciar uma nova era, em liberdade e democracia.
Desde 1974 o país ficou diferente, mais moderno, aberto ao mundo e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.
No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.
O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas. Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:
  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
  • Que liberdade é esta?
  • Que significado lhe atribuímos?
  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?
  • Qual é a cor da democracia hoje?
  • Ela tem som?
  • Sente-se? Cheira a quê?
Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.
Pretende-se que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.
Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).
Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).
Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu.
Os alunos premiados e os respetivos professores receberão também livros, diplomas e um troféu.
Os trabalhos premiados serão divulgados no site da iniciativa
Consultem Regulamento XXIII Edição 2023/2024 - Artistas Digitais - CCEMS e surpreendam-nos com a vossa criatividade.
Prazo de envio dos desenhos: 31 de julho de 2024.

domingo, 7 de janeiro de 2024

Notáveis Conquistas para a Igualdade e Democracia. Sabias que…

O Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que alunos e alunas desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável, enquanto desenvolvem o pensamento crítico e criativo.
Na altura em que estamos prestes a comemorar os 50 anos da revolução de abril, muitos foram os passos dados para alcançar a igualdade, mas o caminho a percorrer ainda não acabou!
Importa mostrar o papel que as mulheres foram desempenhando ao longo do tempo, as profissões, as funções e os espaços que lhes estavam destinados, as proibições, os usos e os costumes, entre outros, fundamentado em dados históricos e estatísticos.
Convidamos-vos, assim, a pesquisar e conhecer a história das mulheres em Portugal e no mundo, valorizando, relatando e divulgando as suas conquistas. Lembrar que mesmo entre as mulheres há desigualdades que importa assinalar e ultrapassar.
Na resposta a este desafio, crianças e jovens são levados a desenvolverem algumas competências, como: o pensamento crítico e criativo, aprofundar o saber científico e tecnológico, aumentar a sensibilidade estética e artística, produzir textos, trabalhar formas de comunicação e informação.
As crianças e jovens desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, são convidados a dar a conhecer pedaços da história que marcam o caminho para a igualdade. 
Toda a informação e regulamento disponível no website da Cidadania, no domínio da Igualdade de Género, em Notáveis Conquistas para a Igualdade e Democracia. Sabias que…

sábado, 6 de janeiro de 2024

Conto do mês - O Bolo-Rei

O bolo-rei tomava-se muito sério. Não havia discussão: ele era o rei dos bolos.
Como tal, quando lhe caiu uma passa da coroa, ordenou ao bolo-inglês:
– Traz-me essa passa de volta.
O bolo-inglês fez-se desentendido e respondeu:
– Sorry! I don't understand...
O que queria dizer na dele que pedia desculpa, mas não tinha entendido.
Então, o bolo-rei virou-se para um bolo de natas e deu a mesma ordem. Queria, outra vez, a passa a ornamentar-lhe a coroa.
O bolo de natas tinha uma fala atrapalhada, por causa do excesso de natas.
– Flá, plefe, pflu, pfló...
Não se percebia nada.
O bolo-rei, muito irritado, ordenou ao bolo de amêndoa, que lhe respondeu:
– Também a mim me caiu uma amêndoa torrada e não me queixo.
O bolo-rei, cada vez mais exasperado, deu a mesma ordem a um pudim de gelatina, mas o pudim de gelatina era muito frágil, muito nervoso e só tremeu, tremeu, incapaz de dizer ou fazer o que quer que fosse.
– São uns rebeldes estes meus súbditos – concluiu, numa grande exaltação, o bolo-rei. – Condeno-os a que sejam todos cortados às fatias.
E assim aconteceu. Mas nem o bolo-rei escapou.
Texto de António Torrado 
Ilustração de Cristina Malaquias
APENA - APDD | Cofinanciado pelo POSI e pela Presidência do Conselho de Ministros

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas

O Conselho Nacional de Educação, no âmbito da 2.ª Comissão Especializada Permanente, concebeu um referencial com o principal propósito de contribuir para uma reflexão crítica sobre a educação e a inovação pedagógica nos contextos escolares.
Este referencial de suporte ao desenvolvimento e análise de iniciativas de inovação foi objeto de consulta em audições realizadas junto de um grupo diversificado de atores –  IAVE, DGE, DGEstE, IGEC, diretores de CFAE, Presidente da Confederação da Associação de Pais, diretores de agrupamentos de escolas, coordenadores de projetos de inovação, educadores e educandos.
Aceda aqui ao Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Olimpíadas Portuguesas de Matemática | 42.ª Edição

 

Para as Escolas participarem nas Mini-Olimpíadas terão de se inscrever, até 17 de janeiro de 2024, através do link.

Toda a informação aqui.

Fonte

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024