sexta-feira, 30 de junho de 2023
quinta-feira, 29 de junho de 2023
Presença em linha da biblioteca
A criação de identidade digital é o ponto de partida para a afirmação de uma biblioteca inovadora que acrescenta valor aos serviços e recursos que oferece à sua comunidade.
Neste sentido, a biblioteca escolar, procurando responder às necessidades dos utilizadores, para se tornar numa biblioteca com dimensão digital (ou eBiblioteca) constitui-se como um Hub de inovação no fornecimento de serviços digitais à comunidade que serve. Para tal, a Biblioteca Escolar reestruturou o blogue melhorando a sua acessibilidade e criou um “site”, marcando mais a sua presença digital, tornando-a forte e diversificada.
quarta-feira, 28 de junho de 2023
terça-feira, 27 de junho de 2023
Formação | Ciclo de ACD
Ciclo de ACD, no âmbito do Projeto PAFSE – Partnerships for Science Education, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), está a oferecer um conjunto de ações de curta duração (ACD) que visam capacitar os professores para a educação para a saúde pública em contexto escolar, promovendo a aquisição de ferramentas que possibilitem uma ação pedagógica de forma interdisciplinar.
Organizadas em 4 módulos, estas ACD encontram-se certificadas para efeitos da carreira docente ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira, docentes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
As Ações de Curta Duração (ACD) são independentes entre si, podendo frequentar a totalidade das mesmas ou optar pelas que pretender frequentar.
A inscrição é gratuita para os formandos, mas de inscrição obrigatória e sujeita às vagas existentes
ACD 1 – Educação em saúde pública em contexto escolar: desafios, princípios e práticas (projeto “Partnerships for Science Education - módulo 1)
Duração 3h | Data: 10/07/2023 – 17h-19h - 2 horas síncronas* +1 hora assíncrona* em horário livre. | Online
Destinatários: docentes do 2ºe 3º ciclo e ensino secundário
Nesta ação são abordados métodos e ambientes de ensino centrados no estudante, designadamente com recurso a perguntas de investigação e aprendizagem baseada em projeto. Nesta sessão serão ainda apresentadas plataformas, cenários de aprendizagem, diversos recursos pedagógicos digitais e o projeto PAFSE (Partnerships for Science Education), onde se enquadram estas ações.
Inscrições em https://www.cfantoniosergio. edu.pt/centro/index.php
A inscrição é gratuita para os formandos, mas de inscrição obrigatória e sujeita às vagas existentes
ACD 2 – Educação em saúde pública em contexto escolar: doenças crónicas, zoonoses e epidemias (projeto “Partnerships for Science Education - módulo 2)
Duração 6h | Data: 11/07/2023 e 12/07/2023 – 17h-19h - 4 horas síncronas* +2 horas assíncronas em horário livre | Online
Destinatários: docentes do 2ºe 3º ciclo e ensino secundário
Nesta ação serão abordados dois temas principais:
- doenças zoonóticas ou zoonoses
A pandemia COVID-19 destacou o potencial das zoonoses (doenças ou infeções que pode ser transmitida de animais vertebrados para humanos) afetarem a saúde humana. Nesta ação falaremos sobre estas doenças, de que forma as alterações ambientais podem afetar a dinâmica e distribuição de doenças zoonóticas, para que possamos melhorar a nossa capacidade de prever epidemias e controlá-las.
- doenças não transmissíveis
Usando evidência científica atualizada, serão exploradas as preocupações da sociedade relativamente aos determinantes da saúde e prevalência das principais doenças não transmissíveis (DNT) – principais causas de morte prematura em todo o mundo.
Serão ainda apresentados os guiões, objetos de aprendizagem e outros recursos desenvolvidos para a implementação dos cenários de aprendizagem sobre doenças zoonóticas e sobre doenças não transmissíveis em sala de aula.
A inscrição é gratuita para os formandos, mas de inscrição obrigatória e sujeita às vagas existentes
ACD 3 – Educação em saúde pública em contexto escolar: objetivos de desenvolvimento sustentável (projeto “Partnerships for Science Education - módulo 3)
Duração 3h | Data: 13/07/2023 – 17h-19h -2 horas síncronas* +1 hora assíncrona* em horário livre | Online
Destinatários: docentes do 2ºe 3º ciclo e ensino secundário
Nesta ação serão abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados na agenda das Nações Unidas 2030 para enfrentar os desafios globais, proteger o meio ambiente, a vida na terra e preservar as oportunidades das pessoas de viverem com dignidade e prosperidade ao longo de gerações. Será realçado o desenvolvimento sustentável e a sua relação com a saúde pública e de que modo os professores planear formas de atuação na comunidade onde a escola está inserida. Será ainda apresentado um guião, objetos de aprendizagem e outros recursos desenvolvidos para a implementação do cenário de aprendizagem sobre ODS em sala de aula.
Inscrições em https://www.cfantoniosergio. edu.pt/centro/index.php
A inscrição é gratuita para os formandos, mas de inscrição obrigatória e sujeita às vagas existentes
ACD 4 – Educação em saúde pública em contexto escolar: inteligência artificial (projeto “Partnerships for Science Education - módulo 4)
Duração 3h | Data: 14/07/2023– 17h-19h - 2 horas síncronas* +1 hora assíncrona* em horário livre | Online
Destinatários: docentes do 2ºe 3º ciclo e ensino secundário
Nesta ação serão exploradas as preocupações da sociedade relacionadas com o uso da Inteligência Artificial (AI), como pode contribuir para enfrentar os desafios da saúde pública no mundo e as preocupações éticas associadas ao seu uso. Serão ainda exploradas ideias e conhecimentos a desenvolver com os alunos, utilizando estratégias e ferramentas digitais para apoiar a criatividade dos alunos em ambientes educacionais.
Será ainda apresentado um guião, objetos de aprendizagem e outros recursos desenvolvidos para a implementação do cenário de aprendizagem sobre Inteligência Artificial em sala de aula.
Inscrições em https://www.cfantoniosergio. edu.pt/centro/index.php
A inscrição é gratuita para os formandos, mas de inscrição obrigatória e sujeita às vagas existentes
Mais informações sobre o projeto em www.pafse.eu e através do email Elsa Caetano (elsa.caetano@ensp.unl.pt) ou Maria Castela (mmc.santos@ensp.unl.pt).
Para informações sobre a certificação cfantoniosergio@eddinis.pt
domingo, 25 de junho de 2023
Dia Mundial do Marinheiro
A 25 de junho assinala-se o Dia internacional do Marinheiro, criado pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU, para celebrar todos os marinheiros, navegadores e trabalhadores marítimos do mundo.
Partilhamos a história "Pedro o Marinheiro"
Recordando | George Orwell
George Orwell, pseudónimo do escritor Eric Arthur Blair, nasceu na cidade de Motihari, na então Índia britânica, a 25 de junho de 1903, tendo-se mudado para Inglaterra com a família, ainda durante a infância. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século xx. Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras Dias Birmaneses (1934) e Homenagem à Catalunha (1938). Mas será, sem dúvida, com Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), duas narrativas com uma atualidade assombrosa, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950.
sábado, 24 de junho de 2023
sexta-feira, 23 de junho de 2023
quinta-feira, 22 de junho de 2023
Solstício de Verão
É o dia mais longo do ano e marca o início do verão. A sua energia renovadora tem sido celebrada desde sempre com festas e rituais em que as flores e o fogo são protagonistas.
O solstício de verão é o dia do ano com mais horas de sol e marca o início da estação mais quente. Neste dia, o Polo Norte está na sua inclinação máxima em direção ao sol, e é por isso que é atingido o máximo de horas de luz.
O oposto acontece no hemisfério sul, ou seja, é o dia com menos luz solar e corresponde ao solstício de inverno. É esta inclinação da Terra em relação ao sol, ao longo do seu movimento de translação, que faz com existam estações do ano.
É assim, antes de mais, um fenómeno astronómico. Mas é muito mais do que isso. Ao longo da história da humanidade, tornou-se uma data marcante, carregada de simbolismo e celebrada desde tempos imemoriais. Os ritos pagãos, que ligam este dia à renovação da natureza, ao sol, à fertilidade e aos ciclos das colheitas, foram mais tarde incorporados pelo cristianismo. As celebrações dos santos vieram apenas, em muitos países, dar um novo nome a festas ancestrais.
quarta-feira, 21 de junho de 2023
terça-feira, 20 de junho de 2023
Dia Mundial do Refugiado
O refugiado é um ser humano em fuga, à procura de acolhimento e proteção fora do seu país. Porque é das terras onde nasceram que milhões de pessoas são forçadas a fugir, por causa da violência, das guerras, da pobreza e, agora também, das alterações climáticas. Por mar ou por terra, arriscam a vida em viagens sem condições, muitas vezes à mercê de traficantes. O perigo é maior para as crianças desacompanhadas, que facilmente são vítimas de abuso, exploração e agressão. O desafio é recebê-las sem preconceitos ou atitudes discriminatórias.
segunda-feira, 19 de junho de 2023
domingo, 18 de junho de 2023
TIC@Portugal´23
Uma iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores, em colaboração com os Centros de Competência em TIC da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação.
O Encontro TIC@Portugal’23 decorrerá em modo híbrido.
Os participantes poderão optar por inscrever-se nos eventos locais, a decorrer de forma presencial local, selecionando a localidade desejada: Monte de Caparica, Faro, Seia, Coimbra, Santarém e Setúbal ou optar pela participação na modalidade online.
A sessão de abertura, a conferência plenária, o balanço e o encerramento serão comuns e transmitidos por videoconferência para todos os locais a partir do Monte de Caparica.
Cada um dos locais, geográficos ou online, terá o seu programa específico no que diz respeito às comunicações (manhã) e sessões práticas (tarde).
sábado, 17 de junho de 2023
Direitos ao Futuro | Diálogos e Transformações na Educação
A UNICEF Portugal irá realizar, a 29 de junho no Porto, o primeiro encontro da rede de Escolas pelos Direitos da Criança.
Este encontro pretende criar um espaço único de reflexão e debate entre professores, educadores, especialistas, crianças e jovens sobre os Direitos da Criança na escola e inspirar práticas capazes de transformar a vida das crianças, num mundo em constante mudança.
Construir comunidades educativas em que as crianças têm um lugar central, as suas opiniões e ideias são ouvidas e valorizadas, num ambiente seguro, justo e sustentável, é o que move a rede de Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal. Neste encontro, serão abordados temas como a importância da saúde mental, da integração e diversidade social, da literacia digital, da criação cultural e do desenvolvimento de competências transversais, num lógica de inclusão e num espírito de colaboração entre todos os que trabalham para e com as crianças.
Inscrição.
Mais informções e inscrição - Aqui.
quinta-feira, 15 de junho de 2023
Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce | 10.ª Edição
O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce nasceu em 2014 com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.
Assinalando este ano a sua 10.ª Edição, é o maior prémio de literatura infantil nacional, com um valor total de 50.000 euros, contando com nove títulos publicados e 18 novos talentos revelados nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em mais de 156 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Pingo Doce de promoção da literacia infanto-juvenil, com o objetivo de democratizar o acesso aos livros e estimular hábitos de leitura em família, desde cedo.
Traga o seu talento e entre nesta história. Participe no maior prémio de literatura infantil do país.
Assinalando este ano a sua 10.ª Edição, é o maior prémio de literatura infantil nacional, com um valor total de 50.000 euros, contando com nove títulos publicados e 18 novos talentos revelados nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em mais de 156 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Pingo Doce de promoção da literacia infanto-juvenil, com o objetivo de democratizar o acesso aos livros e estimular hábitos de leitura em família, desde cedo.
Traga o seu talento e entre nesta história. Participe no maior prémio de literatura infantil do país.
Candidatura Ilustração até 29 de junho.
quarta-feira, 14 de junho de 2023
terça-feira, 13 de junho de 2023
Prémio Literário Nortear
Até 30 de junho 2023, está a decorrer o período de candidaturas ao 9.º prémio Literário Nortear, para jovens entre os 16 e os 36 anos.
Inscrições aqui.
segunda-feira, 12 de junho de 2023
Seminário "A literacia mediática na última década: análise de um reducionismo preocupante"
O ciclo de seminários MILObs sobre o presente e o futuro da literacia mediática arranca dia 15 de junho e as inscrições já estão abertas .
“A literacia mediática na última década: análise de um reducionismo preocupante” é o tema do próximo seminário do MILObs, que decorrerá em formato digital, aberto a todos os interessados, mediante inscrição.
O seminário será também o primeiro de um ciclo que prosseguirá a seguir ao período de férias de verão, o qual pretende contribuir para pensar o presente e o futuro da literacia mediática, num tempo em que somos confrontados com velhos e novos desafios que já não é apenas uma época de mudança, mas uma verdadeira mudança de época.
A intervenção inicial caberá a Manuel Pinto, co-coordenador do MILObs e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, e será seguida de um debate. A moderação estará a cargo de Sara Pereira (co-coordenadora do MILObs e investigadora do CECS).
Inscrições aqui.
domingo, 11 de junho de 2023
Concurso Todos Contam
Estão abertas as candidaturas para a 12.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2023/2024.
As candidaturas aos “Prémios Escola” e ao “Prémio Professor(a)” devem ser submetidas até ao dia 6 de outubro de 2023, através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt.
Veja também
sábado, 10 de junho de 2023
9.ª edição da conferência C-DAYS | Tema “Mais Confiança”
A 9ª edição da conferência C-DAYS, dedicada ao tema “Mais Confiança”, é o ponto de encontro da comunidade da área da cibersegurança em Portugal que procura proporcionar o ambiente ideal para a partilha de conhecimento, ideias e práticas de cibersegurança.
A rápida transformação digital da sociedade colocou as tecnologias da informação e comunicação no centro da nossa vida quotidiana. Esta evolução origina novas oportunidades, mas também novos riscos, ameaças e incertezas atingindo todos os setores de atividade económica e a Administração Pública. Neste contexto, a aposta na cibersegurança é essencial para tornar estas sociedades conectadas mais resilientes e fomentar a confiança das pessoas e organizações na utilização destas tecnologias e do ciberespaço.
A conferência C-DAYS 2023 irá reunir oradores de diferentes áreas (decisores, profissionais, académicos, estudantes e comunidade em geral) para discutir e promover a reflexão nos domínios da sociedade, economia, políticas públicas, ética e direito, riscos e conflitos, bem como inovação e tecnologias futuras, aplicados ao ciberespaço, com vista ao incremento do nível de maturidade de cibersegurança de indivíduos e organizações.
A C-DAYS foi desenhada para partilhar conhecimento, promover o debate, identificar tendências e gerar oportunidades no campo da cibersegurança, sendo um fórum de eleição dos profissionais e amadores da área da cibersegurança que ao longo dos anos nos têm acompanhado e contribuído ativamente para a consolidação desta iniciativa.
Inscrições.
quinta-feira, 8 de junho de 2023
quarta-feira, 7 de junho de 2023
4.ª edição da “Corrida Para a Vida”
Contra o Cancro, À Partida Vale Tudo: caminhar, correr, pedalar, nadar, remar, subir e a descer escadas, realizar exercícios de ginástica, dar toques de bola ou praticar quaisquer outras atividades desportivas ou recreativas, sozinho ou em grupo.
Cada participante escolhe a atividade desportiva que pretende organizar ou participar e procede à Inscrição. Serão atribuídos Prémios de Originalidade aos participantes.
Pode estabelecer como objetivo pessoal percorrer o máximo de quilómetros que puder!
Partilhe as fotografias e vídeos da sua participação, via e-mail.
Cada participante escolhe a atividade desportiva que pretende organizar ou participar e procede à Inscrição. Serão atribuídos Prémios de Originalidade aos participantes.
Pode estabelecer como objetivo pessoal percorrer o máximo de quilómetros que puder!
Partilhe as fotografias e vídeos da sua participação, via e-mail.
Vale a pena caminharmos juntos!
Proteja-se do sol! Dicas para uma pele saudável.
Dúvidas? Leia as Perguntas Frequentes.
Proteja-se do sol! Dicas para uma pele saudável.
Dúvidas? Leia as Perguntas Frequentes.
terça-feira, 6 de junho de 2023
Noite de ciência
Lordelo terá uma noite dedicada ao Universo, à Ciência!
Esta 6.ª feira, 09 de junho, somos todos convidados a mergulhar na imensa linha do tempo!
"Do nada ao Infinito: como surgiu e evoluiu o nosso Universo?"
Venha descobrir!
Esta 6.ª feira, 09 de junho, somos todos convidados a mergulhar na imensa linha do tempo!
"Do nada ao Infinito: como surgiu e evoluiu o nosso Universo?"
Venha descobrir!
segunda-feira, 5 de junho de 2023
Dia Mundial do Ambiente
O Dia Mundial do Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho. Foi instaurado pelas Nações Unidas em 1972.
O desenvolvimento humano trouxe graves problemas ao equilíbrio do ambiente, ao produzir lixos perigosos e materiais poluentes a ao proceder à desfloração e alteração do curso natural dos rios. São evidentes as alterações climáticas que conduzem a longos períodos de seca ou inundações devastadoras. Os resultados são visíveis também na falta de recursos nalgumas zonas do planeta (escassez de água potável e alimentos).
O desenvolvimento humano trouxe graves problemas ao equilíbrio do ambiente, ao produzir lixos perigosos e materiais poluentes a ao proceder à desfloração e alteração do curso natural dos rios. São evidentes as alterações climáticas que conduzem a longos períodos de seca ou inundações devastadoras. Os resultados são visíveis também na falta de recursos nalgumas zonas do planeta (escassez de água potável e alimentos).
Maria lúcia Carvalhas, in Sabes que dia é hoje?
É preciso proteger a natureza, temos de lutar contra a poluição, reciclando o lixo, plantando árvores, poupando energia, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para salvarmos o nosso Planeta.
É preciso proteger a natureza, temos de lutar contra a poluição, reciclando o lixo, plantando árvores, poupando energia, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para salvarmos o nosso Planeta.
domingo, 4 de junho de 2023
Um casaco com asas e muitos bolsos
Era uma vez um rapaz que gostava de bolsos. Grandes, pequenos, médios e assim-assim. Nos primeiros arrumava os cadernos da escola, nos segundos, as pedras redondas e as moedas, nos médios, os pacotes de leite com chocolate e nos assim-assim, tudo o que sendo invisível para os olhos da maioria das pessoas era importantepara ele. Os pensamentos e os projetos por exemplo. Não se veem, mas são reais e o rapaz guardava-os para nunca se esquecer deles. Também era um rapaz com sorte. A mãe sabia costurar e ele acreditava que os seus dedos eram mágicos e que, se ela desejasse, poderia fazer-lhe um casaco com asas que lhe permitisse voar.
À noite o rapaz sentava-se num banco baixo junto dela e as agulhas iam e vinham e as linhas de cor e lá fora na rua gelada o ruído dos elétricos sobressaltava-os sempre um pouco, apesar de ali habitarem há uma eternidade. Para o rapaz a eternidade tinha dez anos, exatamente a sua idade, acrescida dos três anos que o separavam do irmão mais velho.
— Se tivesse um casaco com asas e muitos bolsos — dizia — levaria comigo tudo de que preciso e poderia voar até ao cimo das árvores mais altas ou dos cumes das serras ou dos mastros dos navios. Ou chegar às estrelas.
— E o peso dos bolsos? — perguntava a mãe. — Prendia-te ao chão.
O rapaz mordia o lábio inferior, hesitava um segundo mas não desistia.
E, todas as noites, quando cansado, finalmente adormecia, a mãe costurava-lhe um casaco com asas e escondia-lhe, nos bolsos assim-assim, estrelas, pingentes e cogumelos encarnados que recortava em feltro tosco, para que ele se surpreendesse nesse Natal e fincasse um pé na terra, porque o outro precisa de ar.
Nas traseiras do prédio onde moravam, protegida do barulho e da agitação da cidade, existia uma árvore grande despida de folhas, que quase tocava nas varandas antigas de ferro forjado. Na primavera surgiriam os rebentos e encher-se-ia de pássaros e folhas, mas, por ora, não.
Uma madrugada, uma luz estranha acordou-o. Aos pés da cama o casaco novo que a mãe lhe fizera e o rapaz pegou nele, contemplou-o, revirou-o, confirmou a existência das asas e por fim vestiu-o. Era tão lindo e sentia-se tão excitado que abriu a portada e saiu para varanda. Colocou os pés na parte de baixo das grades, abriu os braços e gritou. À sua frente, a árvore grande e despida, e junto ao tronco caída na terra estava uma estrela e nunca tal facto fora antes visto e o coração do rapaz saltou-lhe no peito e um arrepio fê-lo tremer. Num impulso, desceu as escadas a correr, saiu para a rua, pegou na estrela e ela brilhava na palma da sua mão.
Ninguém poderia afirmar se ele voara, se trepara um a um os ramos nus, ou se apenas sonhara. Mas leve, tão leve era o rapaz, que colocou a estrela no cimo da árvore e o seu brilho redobrou. Depois imobilizou-se um segundo a ganhar forças para a descida e, porque era glacial a madrugada, meteu as mãos nos bolsos assim-assim para se aquecer e sorriu. A cada ramo prendeu um pingente ou um cogumelo encarnado ou uma estrela de feltro tosco. E porque dormiam, ninguém poderia afirmar se ele voara, saltara ou simplesmente sonhara.
À noite o rapaz sentava-se num banco baixo junto dela e as agulhas iam e vinham e as linhas de cor e lá fora na rua gelada o ruído dos elétricos sobressaltava-os sempre um pouco, apesar de ali habitarem há uma eternidade. Para o rapaz a eternidade tinha dez anos, exatamente a sua idade, acrescida dos três anos que o separavam do irmão mais velho.
— Se tivesse um casaco com asas e muitos bolsos — dizia — levaria comigo tudo de que preciso e poderia voar até ao cimo das árvores mais altas ou dos cumes das serras ou dos mastros dos navios. Ou chegar às estrelas.
— E o peso dos bolsos? — perguntava a mãe. — Prendia-te ao chão.
O rapaz mordia o lábio inferior, hesitava um segundo mas não desistia.
E, todas as noites, quando cansado, finalmente adormecia, a mãe costurava-lhe um casaco com asas e escondia-lhe, nos bolsos assim-assim, estrelas, pingentes e cogumelos encarnados que recortava em feltro tosco, para que ele se surpreendesse nesse Natal e fincasse um pé na terra, porque o outro precisa de ar.
Nas traseiras do prédio onde moravam, protegida do barulho e da agitação da cidade, existia uma árvore grande despida de folhas, que quase tocava nas varandas antigas de ferro forjado. Na primavera surgiriam os rebentos e encher-se-ia de pássaros e folhas, mas, por ora, não.
Uma madrugada, uma luz estranha acordou-o. Aos pés da cama o casaco novo que a mãe lhe fizera e o rapaz pegou nele, contemplou-o, revirou-o, confirmou a existência das asas e por fim vestiu-o. Era tão lindo e sentia-se tão excitado que abriu a portada e saiu para varanda. Colocou os pés na parte de baixo das grades, abriu os braços e gritou. À sua frente, a árvore grande e despida, e junto ao tronco caída na terra estava uma estrela e nunca tal facto fora antes visto e o coração do rapaz saltou-lhe no peito e um arrepio fê-lo tremer. Num impulso, desceu as escadas a correr, saiu para a rua, pegou na estrela e ela brilhava na palma da sua mão.
Ninguém poderia afirmar se ele voara, se trepara um a um os ramos nus, ou se apenas sonhara. Mas leve, tão leve era o rapaz, que colocou a estrela no cimo da árvore e o seu brilho redobrou. Depois imobilizou-se um segundo a ganhar forças para a descida e, porque era glacial a madrugada, meteu as mãos nos bolsos assim-assim para se aquecer e sorriu. A cada ramo prendeu um pingente ou um cogumelo encarnado ou uma estrela de feltro tosco. E porque dormiam, ninguém poderia afirmar se ele voara, saltara ou simplesmente sonhara.
Manuela Baptista
sábado, 3 de junho de 2023
Campanha de doação de sangue
Dia 5 de junho (segunda-feira) irá ocorrer uma campanha de doação de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, na EBS de Lordelo das 9h às 12:30!
Apareçam!!
Doar sangue salva vidas!!
Apareçam!!
Doar sangue salva vidas!!
sexta-feira, 2 de junho de 2023
quinta-feira, 1 de junho de 2023
Dia Mundial da Criança
Hoje é Dia da Criança
Hoje é Dia da Criança
e eu quero dar-te a Lua.
Mas há meninos sem nada
que dormem sós numa rua.
Hoje é Dia da Criança,
na aula lês teus direitos.
Mas há meninos nas obras,
a mando de alguns sujeitos.
Hoje é Dia da Criança
saboreias chocolate.
Mas há meninos raptados
que sonham com o resgate.
Hoje é Dia da Criança
em todo o Planeta Terra.
Mas há meninos que morrem
em combates, numa guerra.
Hoje é Dia da Criança,
tu brincas, cantas, sorris.
Um dia, cada criança
como tu será feliz.
Luísa Ducla Soares, O Livro das Datas
Subscrever:
Mensagens (Atom)