A Direção-Geral da Educação, em articulação com a UNICEF, realizará, no próximo dia 28/02/2023, um webinar no qual serão abordados os Direitos da Criança.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os Direitos Humanos são reconhecidos na educação como referencial de valores e princípios por que se deve pautar a cultura e as práticas das escolas, tendo em vista o desenvolvimento e formação de cidadãos responsáveis, ativos, democráticos e participativos.
Tendo por base o Preâmbulo da Convenção sobre os Direitos da Criança, o mais ratificado dos Tratados sobre direitos humanos, é essencial “preparar plenamente a criança para viver uma vida individual na sociedade e ser educada no espírito dos ideais proclamados na Carta das Nações Unidas e, em particular, num espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade”. Deste modo, a Educação pelos Direitos da Criança, enquanto abordagem e conjunto de práticas, contribui para transformar a forma como os Direitos da Criança são percebidos e aplicados na comunidade educativa, e potencia a colaboração entre adultos e crianças, de forma significativa e sustentada.
Neste webinar, pretende-se refletir sobre os Direitos da Criança no contexto educativo e de que forma é que esta abordagem permite aprofundar o conhecimento e o exercício dos Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de todos, em prol de ambientes mais justos e equitativos.
Esta iniciativa dirige-se à comunidade educativa, respetivamente, docentes, profissionais de educação, técnicos e outros cidadãos, e conta com a participação de Francisca Magano, (UNICEF Portugal), a qual irá fazer uma abordagem educativa pelos Direitos da Criança, sendo igualmente apresentadas experiências no programa da UNICEF “Escolas pelos Direitos”, pela docente Teresa Serrão e duas crianças do Agrupamento de Escolas Luís António Verney.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os Direitos Humanos são reconhecidos na educação como referencial de valores e princípios por que se deve pautar a cultura e as práticas das escolas, tendo em vista o desenvolvimento e formação de cidadãos responsáveis, ativos, democráticos e participativos.
Tendo por base o Preâmbulo da Convenção sobre os Direitos da Criança, o mais ratificado dos Tratados sobre direitos humanos, é essencial “preparar plenamente a criança para viver uma vida individual na sociedade e ser educada no espírito dos ideais proclamados na Carta das Nações Unidas e, em particular, num espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade”. Deste modo, a Educação pelos Direitos da Criança, enquanto abordagem e conjunto de práticas, contribui para transformar a forma como os Direitos da Criança são percebidos e aplicados na comunidade educativa, e potencia a colaboração entre adultos e crianças, de forma significativa e sustentada.
Neste webinar, pretende-se refletir sobre os Direitos da Criança no contexto educativo e de que forma é que esta abordagem permite aprofundar o conhecimento e o exercício dos Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de todos, em prol de ambientes mais justos e equitativos.
Esta iniciativa dirige-se à comunidade educativa, respetivamente, docentes, profissionais de educação, técnicos e outros cidadãos, e conta com a participação de Francisca Magano, (UNICEF Portugal), a qual irá fazer uma abordagem educativa pelos Direitos da Criança, sendo igualmente apresentadas experiências no programa da UNICEF “Escolas pelos Direitos”, pela docente Teresa Serrão e duas crianças do Agrupamento de Escolas Luís António Verney.
Doutor José Carlos Sousa
Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação
Dra. Francisca Magano
Diretora de programas e políticas de infância na UNICEF Portugal. É Mestre em Psicologia da Justiça e do comportamento desviante, pela Universidade Católica Portuguesa. Antes de se juntar à UNICEF em 2014, colaborou com várias organizações em Itália, Inglaterra e vários outros países da África subsariana.
Dra. Teresa Serrão
Teresa Evangelista Serrão, 50 anos, educadora de infância desde 1993. Licenciatura em educação Pré-Escolar. Pós-graduação em Administração Educacional. Especialização em Bibliotecas Escolares. No presente ano letivo, exerce o cargo de professora Bibliotecária.
Link para Inscrição.
Sem comentários:
Enviar um comentário