terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Sismo de Lisboa 1969

Atingiu principalmente o sul de Portugal Continental e a região de Lisboa, embora tenha também sido sentido na região norte.
Este sismo teve epicentro no Oceano Atlântico, a sudoeste do Cabo de São Vicente (36.01º N, 10.57º W), com magnitude avaliada em 7,5 da Escala de Richter, sendo interpretado como resultado da compressão existente a sudoeste da Península Ibérica entre as placas Africana e Euroasiática.
A população entrou em pânico: inúmeras casas ficaram destruídas, pedras seculares de ameias de castelos tombaram no solo, houve quebras no fornecimento de eletricidade e as linhas telefónicas que conseguiram sobreviver intactas a este desastre ficaram tão sobrecarregadas que dificilmente se conseguia contatar os familiares.
O sismo provocou 13 vítimas mortais em Portugal. 
Na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1969, ocorre o maior sismo havido em Portugal no século XX.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Concurso Escola Alerta 2022/2023

 

A turma do 8.º B está a participar com o projeto "# 8ºB, influencers digitais: Direitos Humanos", num concurso de âmbito nacional, denominado "Escola Alerta", promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Este concurso tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular, os direitos da pessoa com deficiência. Acreditamos que podemos ter um papel ativo não só no Agrupamento de escolas de Lordelo, bem como, contribuir para a construção de  uma comunidade mais alerta e inclusiva.
Este vídeo reflete uma parte do trabalho de projeto desenvolvido pela turma.
Parabéns!! Ficou fantástico!!

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Augusto Gil

 

A 26 de fevereiro de 1929, morre, na Guarda, Augusto César Ferreira Gil, advogado e poeta neoromântico nacionalista que viveu quase toda a sua vida na cidade da Guarda, colaborando e dirigindo jornais republicanos. Havia nascido em Lordelo do Ouro, Porto, a 31 de julho de 1873.
Publicou em 1913 um livro de crónicas (Gente de Palmo e Meio) e os seguintes livros de poesia: Musa Cérula (1894), Versos (1898), Luar de Janeiro (1909), O Canto da Cigarra (1910), Sombra de Fumo (1915), O Craveiro da Janela (1920), Avena Rústica (1927) e Rosas desta Manhã (1930).
A maioria dos antigos alunos da Instrução Primária sabia de cor o seu poema que a seguir partilhamos...


BALADA DA NEVE

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
- Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
- e cai no meu coração.

Augusto Gil

             

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Congresso Internacional de Educação

O congresso, subordinado ao tema "Reformas educativas Portugal-Espanha no contexto de Eurocidades", decorre nos dias 10 e 11 de março, no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença) e no Teatro Francisco Sánchez, em Tui.
Este evento ibérico sobre Educação, realizado em cooperação transfronteiriça, tem como objetivo debater as reformas educativas de Portugal e de Espanha.
A inscrição é gratuita e a participação será reconhecida como formação docente.


Informamos que estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Educação.

Este Congresso, subordinado ao tema "Reformas educativas Portugal-Espanha no contexto de Eurocidades", irá decorrer nos dias 10 e 11 de março de 2023, no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença) e no Teatro Francisco Sánchez, em Tui, respetivamente, no qual participam oradores de prestígio Ibérico e Mundial da Educação, tais como os(as) Professores(as):  Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid e outros que em breve divulgaremos.
Este evento ibérico sobre Educação, realizado em cooperação transfronteiriça, tem como objetivo debater as reformas educativas de Portugal e de Espanha.
A inscrição é gratuita e a participação será reconhecida como formação docente.

Consulte o programa e demais informações (aqui). 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Construir uma cultura de Direitos da Criança – o papel da Escola

 

A Direção-Geral da Educação, em articulação com a UNICEF, realizará, no próximo dia 28/02/2023, um webinar no qual serão abordados os Direitos da Criança. 
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os Direitos Humanos são reconhecidos na educação como referencial de valores e princípios por que se deve pautar a cultura e as práticas das escolas, tendo em vista o desenvolvimento e formação de cidadãos responsáveis, ativos, democráticos e participativos.
Tendo por base o Preâmbulo da Convenção sobre os Direitos da Criança, o mais ratificado dos Tratados sobre direitos humanos, é essencial “preparar plenamente a criança para viver uma vida individual na sociedade e ser educada no espírito dos ideais proclamados na Carta das Nações Unidas e, em particular, num espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade”. Deste modo, a Educação pelos Direitos da Criança, enquanto abordagem e conjunto de práticas, contribui para transformar a forma como os Direitos da Criança são percebidos e aplicados na comunidade educativa, e potencia a colaboração entre adultos e crianças, de forma significativa e sustentada.
Neste webinar, pretende-se refletir sobre os Direitos da Criança no contexto educativo e de que forma é que esta abordagem permite aprofundar o conhecimento e o exercício dos Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de todos, em prol de ambientes mais justos e equitativos.
Esta iniciativa dirige-se à comunidade educativa, respetivamente, docentes, profissionais de educação, técnicos e outros cidadãos, e conta com a participação de Francisca Magano, (UNICEF Portugal), a qual irá fazer uma abordagem educativa pelos Direitos da Criança, sendo igualmente apresentadas experiências no programa da UNICEF “Escolas pelos Direitos”, pela docente Teresa Serrão e duas crianças do Agrupamento de Escolas Luís António Verney.

Doutor José Carlos Sousa
Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação

Dra. Francisca Magano
Diretora de programas e políticas de infância na UNICEF Portugal. É Mestre em Psicologia da Justiça e do comportamento desviante, pela Universidade Católica Portuguesa. Antes de se juntar à UNICEF em 2014, colaborou com várias organizações em Itália, Inglaterra e vários outros países da África subsariana. 

Dra. Teresa Serrão
Teresa Evangelista Serrão, 50 anos, educadora de infância desde 1993. Licenciatura em educação Pré-Escolar. Pós-graduação em Administração Educacional. Especialização em Bibliotecas Escolares. No presente ano letivo, exerce o cargo de professora Bibliotecária.

Link para Inscrição.

Fonte

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

5.ª Sessão dos Diários de Escrita com a BE - Mensagem

Decorreu durante a semana dos afetos mais uma sessão dos Diários de Escrita com a BE. 
Durante a realização da sessão, os alunos ouviram a história "Oficina de corações", de Arturo Abad, fizeram um coração em origami e escreveram uma mensagem para um colega.
A sessão terminou com a troca de "corações".
A atividade foi um sucesso e  os corações dos nossos meninos ficaram mais aconchegados.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Concurso Artistas Digitais - divulgação da XXII Edição

A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "Ética e Cidadania" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).
Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens.
Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).
Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).
Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.
Consultem o regulamento do concurso (aqui) e surpreendam-nos com a vossa criatividade.
Considerando o estabelecido nos objetivos definidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, no documento Educação para a Cidadania - Linhas orientadoras, pode ler-se:
“A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.”
Assim, pretende-se que os alunos reflitam sobre os valores, atitudes e ações associados à ética e à cidadania.
- “Ética”: Como nos relacionamos com os outros, como nos comportamentos nas diversas situações do quotidiano, como classificamos as nossas atitudes (boas ou más ações);
- “Cidadania”: O que podemos fazer no meio local ou global para criarmos ou mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.

Fonte

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Semana dos afetos

De 13 a 17 de fevereiro, decorreu no nosso agrupamento a semana dos Afetos!
Durante estes dias, desde os mais pequenos aos mais crescidos, vivemos dias repletos de Amizade,  Companheirismo e Amor!
Partilharam-se Histórias sobre a Amizade e o Amor, elaboramos origamis e trocamos mensagens.
A semana dos afetos foi vivida de forma intensa e foram muitas as formas encontradas para partilhar afetos!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Dia de Darwin

Celebra-se o aniversário de Charles Darwin (1809-1882), naturalista britânico que revolucionou o conhecimento biológico ao propor a teoria de evolução das espécies. Na sua viagem a bordo do navio Beagle (1831-1836), para levantamento cartográfico das costas da América do Sul, Ilhas Maldivas, Ilhas Galápagos, Taiti, Nova Zelândia e Austrália, teve oportunidade de realizar observações da natureza que terá conduzido, em 1837, ao desenvolvimento da Teoria da Seleção Natural, base da teoria evolutiva que apresentou na obra A Origem das Espécies (1859).

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma iniciativa criada em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e carreiras das mulheres nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Proteção dos nossos dados e do computador

Ebook realizado no âmbito da Semana da Internet Segura que pretende sensibilizar para uma navegação segura.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Tarde de cinema no AEL!🎬

 
Amanhã haverá lugar à projeção do filme: Robinson Crusoe na Biblioteca Escolar.
A sessão é gratuita e decorrerá às 14:30h. 

Participa!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Dia da Internet Mais Segura

No dia 7 de fevereiro de 2023, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura, que, este ano, assinala também a sua vigésima edição.
Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 150 países e em todos os continentes.
Assim, à semelhança dos anos letivos anteriores, as docentes de TIC desafiam os alunos a realizarem diferentes trabalhos.
Partilhamos os Fantásticos trabalhos dos nossos alunos.
Parabéns!!

Criado com o Padlet

Criado com o Padlet

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Perigos e cuidados a ter na Internet

Ebook realizado no âmbito da atividade Semana da Internet Segura desenvolvida pelas docentes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em articulação com a Biblioteca Escolar (BE).
A atividade pretende promover atitudes corretas e seguras no uso da internet e identificar situações de insegurança no uso da mesma.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Conto do mês - Ó Stora...

Há alguns dias que não aparecia, mas hoje chegou cedo. Vem sempre só, senta-se no sofá do canto e fica uma hora quieto, a olhar as estantes carregadas de livros, só de vez em quando atirando os olhos pela janela, talvez para espreitar as aves. 
Registei a entrada: nome, número, turma, objetivo da ida à biblioteca. Foi desnecessário ouvir a resposta, pois que eu já a sabia — passar o tempo. Não gosta de conversar e responde-me com monossílabos, embrulha-se naquele estranho silêncio e ali fica, olhando vagamente as prateleiras, tamborilando os dedos ao som das teclas do meu computador. 
Descobri que chega todos os dias à escola uma hora antes da aula porque aproveita a boleia do pai. Estamos sempre sós àquela hora da manhã e hoje perguntei-lhe, mais uma vez, se não queria ler um livro. Como sempre, a resposta saiu veloz: — Eu não, detesto ler! Detesto livros! São uma seca...! 
Não comentei. Esperei alguns minutos e perguntei-lhe se não gostaria de me ajudar... Eu tinha tantos livros para arrumar, tantas requisições da véspera... E depois, ele era mais leve do que eu, poderia subir mais facilmente os degraus do escadote, sem tonturas, e arrumar tudo mais rapidamente... 
Levantou-se lentamente, curioso, seduzido. Subiu o escadote, num misto de surpresa e agrado, e agarrou o primeiro livro que eu lhe estendia, para o colocar na prateleira indicada. Com os braços cheios de livros, eu ia dizendo: — Este é na da esquerda, estes dois vão lá para cima, os dicionários ficam ao lado dos outros, na prateleira do meio... 
Depois dos livros arrumados, já não regressou ao sofá. Ficou a rondar-me disfarçadamente e disparou a pergunta: — Ó Stora, já leu estes livros todos? 
Nunca mais parámos de conversar. Respondi-lhe que não: — Cruzes, Deus me livre! 
Expliquei-lhe que nem sequer gostava de todos, só de alguns. Levei-o à estante da banda desenhada, depois à da poesia, fiquei a vê-lo passar o dedo pelas lombadas, a folhear as páginas, num quase afago... — Um dia talvez comece a ler um livro... Talvez um de poemas... — sussurrou meio envergonhado. 
A campainha tocou e ele sobressaltou-se. Pegou na mochila, despediu-se e antes de sair, perguntou a medo: — Amanhã posso ajudar outra vez a arrumar os livros? 
Vi-o correr para as aulas: uma criança estouvada no seu caminhar, um passarinho a conquistar o mundo... Um futuro leitor apaixonado — aposto eu, com toda a segurança.




sábado, 4 de fevereiro de 2023

Dia Mundial do Cancro

 

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. 
Renova-se o desafio a que todos se aliem em torno da prevenção e tratamento do cancro, assumindo o seu papel de heróis (cada um à sua medida) desta história.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

4.ª Sessão dos Diários de Escrita com a BE - Poesia

 

Decorreu, mais uma sessão dos Diários de Escrita com a BE. 
Durante a realização da sessão, os alunos criaram uma nuvem de palavras coletiva e fizeram um jogo de onde nasceu um poema.
Por fim foram desafiados a escrever um acróstico com o seu nome.
A atividade foi um sucesso e  os poemas ficaram fantásticos!
Temos poetas!!