terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Conto do mês - Mãe Terra

No inverno, todas as manhãs, ao acordar, visto roupas quentes e saio para passear. Habitualmente no exterior ainda está escuro, e eu caminho suavemente, imerso na natureza em meu redor, no céu, na lua e nas estrelas. Certo dia, depois do passeio, voltei à minha cabana e escrevi a seguinte frase: «Estou apaixonado pela Mãe Terra.»
O meu coração palpitava de emoção. É verdade ― pensar em sair de casa para caminhar na Terra e apreciar a natureza, as suas belezas e maravilhas, é suficiente para que o meu coração fique pleno de alegria. A Terra oferece-me muito. É um amor maravilhoso, sem traição possível. Confiamos o nosso coração à Terra e ela entrega-se a nós, com todo o seu ser.
A Mãe Terra existe. É uma realidade viva, que podemos sentir, provar, cheirar, ouvir e ver. Deu-nos vida. E quando morrermos voltaremos a ela, e ela devolver-nos-á à vida vezes sem conta.
Aprendi que a minha casa, o meu país, é o planeta Terra por inteiro. Não limitei o meu amor a um pequeno território na Ásia, no Vietname. Esta perceção gerou em mim uma imensa transformação e um forte processo de restabelecimento. Se o amor que os leitores sentem ainda é muito pequeno, devem engrandecer o vosso coração. O vosso amor tem de envolver todo o planeta.
As mudanças concretas só acontecem quando nos apaixonamos pelo nosso planeta. Apenas o amor pode ensinar-nos a viver em harmonia com a natureza e uns com os outros, e salvar-nos dos feitos devastadores das alterações climáticas.
Quando reconhecemos as virtudes e os talentos da Terra, sentimo-nos intimamente ligados ao planeta e com isso nasce o amor. Desejamos essa ligação. Eis o significado do amor: estarmos em harmonia com algo. Quando amamos alguém, queremos cuidar dessa pessoa com a atenção que dedicamos a nós próprios. Quando amamos a Terra com a mesma intensidade, nasce um amor recíproco. Tudo faremos em benefício da Terra e a Terra tudo fará em prol do nosso bem-estar.

Thich Nhat Hanh 
A minha casa é o mundo 
Amadora, Editora Nascente, 2020

Citação do dia


Sem comentários:

Enviar um comentário