À semelhança de 2020, o PNL2027 elege o mês de setembro para celebrar e promover a literacia, juntando-se à APEFA na comemoração do SMAL – Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias e à UNESCO no Dia Internacional da Literacia.
A literacia remete, tradicionalmente, para um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, consideradas parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
A ONU e a UNESCO têm estado na vanguarda deste esforço global desde 1946, acompanhando as mudanças de um mundo cada vez mais digital, rico em informação e mediado por muitos tipos de textos.
O conceito convencional de literacia evoluiu muito desde então e o seu efeito multiplicador e multidimensional faz com que esta seja entendida, hoje, como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável e um meio indispensável de compreensão, interpretação, criação e comunicação para todas as áreas do conhecimento e da vida humana.
As literacias fazem parte do Quadro Estratégico do PNL2027 e dos seus eixos de intervenção, expressos nas inúmeras ações dinamizadas com todos os públicos - crianças, jovens e adultos -, no espírito da Declaração dos Direitos dos Cidadãos Europeus à Literacia, da ELINET (European Literacy Policy Network).
Sem comentários:
Enviar um comentário