quinta-feira, 11 de abril de 2024

Autor do mês | Zeca Afonso

Poeta, cantor e compositor, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de agosto de 1929, em Aveiro. Viveu até aos três anos na cidade onde nasceu, tendo, em 1932, viajado para Angola onde passou a viver com os pais e irmãos que aí já se encontravam.
É conhecido pelo diminutivo familiar de Zeca Afonso. É o autor de Grândola, Vila Morena que foi utilizada pelo Movimento das Forças Armadas para confirmar que a Revolução do 25 de Abril estava em marcha.
Apesar das exigências da sua profissão como professor, não esqueceu as suas ligações a Coimbra, onde gravou o seu primeiro disco, em 1958. 
Participa, frequentemente em festas populares e canta em coletividades, lançando, em 1960, o seu quarto disco, Balada do Outono. 
Segue-se um período de 6 anos, 1962 a 1968 em que Zeca inicia o seu período musicalmente mais rico, criando as primeiras músicas de intervenção. É nesse período que conhece o seu amigo e guitarrista Rui Pato, com quem grava 49 temas e percorre todo o país em dezenas de espetáculos em coletividades operárias, associações de estudantes, cineclubes, por toda a parte onde era chamado para utilizar a sua canção como arma contra a ditadura salazarista. Durante esse período, sempre delegou o acompanhamento e os arranjos das suas músicas a Rui Pato.
Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, acentua a sua defesa da liberdade, tendo realizado várias sessões de apoio a diversos movimentos, em Portugal e no estrangeiro; retoma, igualmente, a sua função de professor, continuando a cantar. A sua intervenção política não para. Em 1976 declara o seu apoio à campanha presidencial de Otelo Saraiva de Carvalho e foi ainda candidato autárquico, em Setúbal, tendo sido eleito membro da Assembleia Municipal de Setúbal por um mandato de 4 anos.
Os seus últimos espetáculos tiveram lugar nos coliseus de Lisboa e do Porto, em 1983, numa fase avançada da sua doença (esclerose lateral amiotrófica). No final desse mesmo ano é-lhe atribuída a Ordem da Liberdade por Ramalho Eanes, que o cantor recusa. 
Em 1985, é editado o seu último álbum de originais, Galinhas do Mato. José Afonso viveu os seus últimos anos de vida em Vila Nogueira de Azeitão, perto de Setúbal, tendo falecido a 23 de fevereiro de 1987. Os seus restos mortais descansam no cemitério setubalense de Nossa Senhora da Piedade.
Professora Maria de Fátima Caetano Pereira
Fontes
Fnac
Bertrand

Sem comentários:

Enviar um comentário