sábado, 30 de dezembro de 2023

ubbu | Ensinar Programação e Pensamento Computacional

Já estão abertas as inscrições para as Escolas se registarem no projeto ubbu: Ensinar Programação e Pensamento Computacional aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Ao utilizarem a plataforma online, os professores poderão ensinar Programação, através de jogos, vídeos e exercícios interativos já organizados em módulos e acompanhados dos respetivos planos de aula. Para além da Programação, os conteúdos procuram a integração com as outras áreas curriculares, como a Matemática, as Ciências ou o Português, e abordam os temas de Cidadania através da referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Para ajudar os professores a utilizarem a plataforma com confiança e segurança, o projeto contempla formação acreditada e acompanhamento por parte da equipa, via webinarsemail ou mensagens, através da plataforma.
No final do ano letivo, alunos e professores terão oportunidade de participar num Concurso Nacional e Internacional e conhecer os melhores projetos de Programação por blocos desenvolvidos pelos alunos das escolas inscritas.
Em 2022/2023, em Portugal Continental, esta plataforma foi utilizada em cerca de 340 agrupamentos, por mais de 1.200 professores e 40.000 alunos, que realizaram mais de 7,5 milhões de atividades.
A ubbu é uma plataforma online nascida com a missão social de preparar todas as crianças para a nova sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação. Pretende contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e literacia digital nos alunos das escolas públicas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação. No passado mês de julho, a Comissão Europeia reconheceu o mérito do projeto, atribuindo-lhe o "European Digital Skills Awards 2023”, na categoria "Empowering Youth in Digital”.
Para se registarem, os professores só precisam de aceder ao site de registo.
Para mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário