sábado, 30 de dezembro de 2023

ubbu | Ensinar Programação e Pensamento Computacional

Já estão abertas as inscrições para as Escolas se registarem no projeto ubbu: Ensinar Programação e Pensamento Computacional aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Ao utilizarem a plataforma online, os professores poderão ensinar Programação, através de jogos, vídeos e exercícios interativos já organizados em módulos e acompanhados dos respetivos planos de aula. Para além da Programação, os conteúdos procuram a integração com as outras áreas curriculares, como a Matemática, as Ciências ou o Português, e abordam os temas de Cidadania através da referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Para ajudar os professores a utilizarem a plataforma com confiança e segurança, o projeto contempla formação acreditada e acompanhamento por parte da equipa, via webinarsemail ou mensagens, através da plataforma.
No final do ano letivo, alunos e professores terão oportunidade de participar num Concurso Nacional e Internacional e conhecer os melhores projetos de Programação por blocos desenvolvidos pelos alunos das escolas inscritas.
Em 2022/2023, em Portugal Continental, esta plataforma foi utilizada em cerca de 340 agrupamentos, por mais de 1.200 professores e 40.000 alunos, que realizaram mais de 7,5 milhões de atividades.
A ubbu é uma plataforma online nascida com a missão social de preparar todas as crianças para a nova sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação. Pretende contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e literacia digital nos alunos das escolas públicas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação. No passado mês de julho, a Comissão Europeia reconheceu o mérito do projeto, atribuindo-lhe o "European Digital Skills Awards 2023”, na categoria "Empowering Youth in Digital”.
Para se registarem, os professores só precisam de aceder ao site de registo.
Para mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Concurso de matemática Pangea

O concurso de matemática Pangea, organizado pela Associação de Educação Académica – ASEDA, destina-se a alunos do 3.º ao 10.º ano de escolaridade.
A inscrição deve ser realizada pela escola/professor até ao dia 16 de fevereiro.
Toda a informação aqui.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Prendas do Pai Natal

Quantos livros pediram? 
Quem recebeu?
Quantos livros?
À semelhança do último ano, ficamos a aguardar as vossas respostas!
Natal é a altura ideal para pôr a leitura em dia.
Continuação de boas férias e boas leituras!!

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Webinar | Aprender e Ensinar a Parar

No webinar "‘Aprender e Ensinar a Parar’, a realizar no dia 16 de janeiro, serão apresentadas técnicas para integrar momentos de pausa na rotina diária, visando a diminuição do stress e da ansiedade, sendo especialmente concebido para educadores, docentes e auxiliares de ação educativa.
Num mundo onde a rapidez e a pressão do quotidiano são uma constante, a capacidade de fazer uma pausa revela-se um autêntico desafio. É comum sermos assaltados por um turbilhão de pensamentos e emoções, entrando num ciclo infindável de frustração. Esta realidade afeta tanto crianças como adultos, que se debatem com sentimentos de ansiedade e stress.
Os adultos, em especial, referem muitas vezes não possuir as ferramentas e métodos adequados para enfrentar estes desafios diários. Como resposta a esta situação, propõe-se a criação de pausas ao longo do dia, tanto em contextos escolares como em outras atividades rotineiras.
Promovido pela Direção de Serviços de projetos Educativos, Guadalupe Paraíba, criadora do projeto "Educar para o Despertar", com mais de dez anos de experiência em práticas de autoconhecimento e mindfulness em ambientes educacionais, e na formação de educadores e pais, será a oradora do webinar “Aprender e ensinar a parar”, agendado para o dia 16 de janeiro, entre as 18h e as 19h.
Este evento, para além de ter como objetivo a introdução de estratégias simples para implementar pausas eficazes no dia a dia, pretende também promover uma reflexão sobre a estrutura das rotinas diárias, de forma a incorporar estes momentos de pausa, e ensinar técnicas para serenar a mente e as emoções, favorecendo uma maior clareza e autorregulação emocional.
webinar destina-se principalmente educadores de infância, docentes (de diferentes níveis e ciclos de educação e ensino).
A inscrição para o evento não implica custos, mas é obrigatória. 
A participação não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Dia de Natal

 

No dia de Natal comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, que, segundo a religião cristã, é o filho de Deus.
Este acontecimento teve lugar em Belém da Judeia, há pouco mais de 2000 anos, e marcou o início do nosso calendário atual.
Segundo a tradição o menino nasceu num estábulo , tendo por companhia  uma vaca e um burro. Apesar do seu nascimento humilde, foi visitado por três reis magos vindos de oriente, que guiados por uma estrela lhe ofereceram ricos presentes: ouro, incenso e mirra.
É um tempo especial, em que devemos ser mais solidários.
Hoje em dia dá-se demasiado valor aos bens materiais, esquecendo, por vezes, que o que importa verdadeiramente são as pessoas.
Maria Lúcia Carvalhas, in "Sabes que dia é hoje?"

domingo, 24 de dezembro de 2023

Feliz Natal

 

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Lordelo, de Paredes, desejam a todos um Feliz Natal!

sábado, 23 de dezembro de 2023

Sitestar.pt | Mostra ao mundo o que andas a fazer

A DECO e o .PT promovem a 11.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português, que utilizem o domínio.pt, durante o ano letivo de 2023/2024.
Esta iniciativa da 11.ª edição do Sitestar.pt contribui para a melhoria das competências digitais dos jovens e é também uma excelente oportunidade para que estes divulguem os seus projetos e atividades.
Os professores podem inscrever as equipas de alunos até ao próximo dia 12 de janeiro num dos seguintes escalões e categorias:
- Escalão 1: dirigido a alunos com idades entre os 12 e os 14 anos e/ou a frequentar os 7.º, 8.º ou 9.º anos de escolaridade.
- Escalão 2: dirigido a alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário.
Em cada escalão, podem ser apresentadas propostas de site numa das duas categorias: Escola + Digital e Com talento faz a diferença.
Os sites serão apreciados por um júri e serão atribuídos prémios aos melhores trabalhos em cada categoria e escalão. Os professores das equipas premiadas receberão também um prémio.   
Leia atentamente o regulamento em sitestar.pt e não deixe de participar! 
Inscreva as equipas na Área do Professor DECOJovem!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Concurso Desafios SeguraNet - 17.ª edição

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IP de Santarém, promove a 17.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.
No presente ano letivo, este concurso terá uma categoria específica dirigida à Educação Pré-Escolar. 
Assim, são contempladas cinco categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente: à Educação Pré-Escolar, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação. 
As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, pois o primeiro desafio encontra-se já disponível. 
No que se refere aos desafios dirigidos à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.  
Relativamente aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais. 
Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da componente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, em todos os contextos educativos. 
Consulte:
Processo de inscrição na Iniciativa Desafios SeguraNet - categorias pré-escolar e 1.º ciclo.
Processo de inscrição na Iniciativa Desafios SeguraNet - categorias 2.º, 3.º ciclos e Pais.
Poderá ainda aceder à gravação do encontro de lançamento da iniciativa Desafios SeguraNet 2023/2024.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Concurso Autores Digitais 2023/2024

Já estão abertas as inscrições para o concurso “Autores Digitais”, uma iniciativa que tem como público-alvo alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB) e respetivos docentes, em articulação com as bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas/ Escolas não agrupadas e com os encarregados de educação. 
Neste concurso, que resulta da colaboração entre  o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC, da Universidade do Algarve, no quadro  do projeto “Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista” - PROPS, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema "Discurso do Ódio Online", no âmbito da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper
As histórias serão avaliadas publicamente e à posteriori por um júri multidisciplinar que identificará os melhores trabalhos desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 
Inscreva-se até dia 10/01/2024.
Saiba mais sobre o concurso no site do CCTIC da ESE de Santarém.
Fonte

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Olimpíadas da Cultura Clássica

Concurso dirigido a alunos e alunas do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, que tem por objetivo estimular a sua curiosidade e alargar os seus conhecimentos sobre temas de Cultura Clássica, através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais."
 
São admitidos trabalhos numa, ou em várias, das seguintes 5 categorias: 
1. Recursos digitais (blogues, jogos, bandas desenhadas com uso de apps,…);
2. Vídeos/ filmes (máximo 3 minutos de duração) 
3. Desenho, ilustração, fotografia, bandas desenhadas não digitais;
4. Escultura/ instalação;
5. Escrita (textos narrativos, dramáticos, poéticos, jornalísticos, …). 
 
Data-limite para a inscrição nesta edição 2023-2024:
  • 5 de janeiro de 2024
Toda a informação no portal da RBE.

domingo, 17 de dezembro de 2023

“Referencial de Educação para os Media” | versão revista e atualizada



A Direção-Geral da Educação informa que está disponível a versão revista e atualizada do “Referencial de Educação para os Media, com data de dezembro de 2023.
Trata-se de um documento de natureza flexível que pode ser usado em contextos formais, não-formais ou informais, no seu todo ou em parte, em particular no âmbito da “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento, tendo em vista contribuir para a formação de cidadãos dotados de pensamento crítico, socialmente ativos e participativos, tal como também é preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Este documento poderá igualmente ser utilizado como instrumento de trabalho por outras organizações públicas ou privadas com interesse em intervir no domínio dos Media, no âmbito, entre outros, da produção de recursos educativos e da formação de docentes.

sábado, 16 de dezembro de 2023

Feliz Natal!


As Bibliotecas do Agrupamento de Lordelo, de Paredes, desejam a todos um feliz Natal, bom descanso e boas leituras!

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Canal "Cabeça no Ar"

Canal Educativo com mais de 30 temas disponíveis.
Conteúdos pedagógicos, disponíveis de forma gratuita através da plataforma YouTube.
Tratamento de temas preponderantes na área da educação, capazes de auxiliar o desenvolvimento social. São exemplos disso, temas como: a educação e sustentabilidade ambiental, a inclusão, a saúde mental, a interculturalidade, a amizade, as profissões e a alimentação saudável.
Clique aqui para aceder ao canal.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Assembleia de alunos

Decorreu a semana passada a 1.ª Assembleia de alunos.
Foram dinamizadas nas escolas do 1.º ciclo, pelo SPO em articulação com a Biblioteca Escolar.
Pretende-se com estas assembleias, o desenvolvimento de mecanismos de inclusão que atendam à diversidade de alunos e de experiências de aprendizagem relevantes, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, de forma plural e responsável.
As assembleias foram muito participativas!
Inicialmente constituiu-se uma única lista que foi aprovada por unanimidade, seguindo-se a cerimónia de tomada de posse.
Parabéns a todos pela excelente prestação!

domingo, 10 de dezembro de 2023

Concurso de Leitura

Partilhamos o cartaz de divulgação das obras selecionadas, por ciclo, na fase escolar do Concurso de Leitura.
A prova realizar-se-á nas respetivas Bibliotecas Escolares.
Participa!
Contamos contigo!!

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Apelamos à participação na Maratona de Cartas, o maior projeto de Direitos Humanos organizado todos os anos pela Amnistia Internacional, que consiste na assinatura de cartas apelando à libertação e/ ou ao fim da perseguição de pessoas e comunidades.
Conheça em detalhe as cinco histórias que precisam da sua ação.
Participe! Divulgue e assine!!

sábado, 9 de dezembro de 2023

Autor do mês | Florbela Espanca

 

Florbela de Alma Conceição Espanca, nasceu em Vila Viçosa a 8 de dezembro de 1894. 
Em 1917, concluiu em Évora, com ótimas classificações, o curso liceal, matriculando-se em seguida na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Publicou pouco depois os primeiros livros de versos. 
De temperamento ardente, foi bastante infeliz nas relações sentimentais e os desgostos da vida familiar depressa vieram amargurar-lhe os dias já bem negros. Para esquecer tamanhos tormentos, fazia versos e tomava estupefacientes. 
Morreu aos trinta e seis anos em Matosinhos, na noite de 7 para 8 de dezembro de 1930.
A Editorial Presença deu início, em setembro de 2009, à publicação das «Obras de Florbela Espanca» em quatro volumes. Uma edição de referência que procura dar a conhecer o espólio da autora na sua totalidade pela mão de um dos maiores especialistas na obra de Florbela Espanca, o Professor José Carlos Seabra Pereira, da Faculdade de Letras de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa.
Professora Maria de Fátima Caetano Pereira
Fontes
Fnac
Bertrand

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Dia da Imaculada Conceição

O dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é feriado nacional.
Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.
Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.
Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha. 
Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.
Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A Estrela de Prata


Numa árvore que eu cá sei – que nós sabemos – estão uma estrela de prata e uma bola de cristal.
- O que fazemos aqui? - perguntou a estrela.
- Estamos a enfeitar - respondeu a bola.
- O que é enfeitar? - perguntou a estrela.
- É fazer vista, ornamentar, alindar… - respondeu a bola de cristal.
Passou-se um tempo e a estrela perguntou de novo:
- Porque estamos a enfeitar?
- Porque esta árvore não é como as outras. Os frutos dela são raros. Aparecem um dia, luzem o seu quê, conforme sabem ou podem, e depois são colhidos e guardados, até para o ano.
A bola de cristal tinha muita experiência de outros Natais, ao passo que a estrela era nova, de prata fresca, e não sabia quase nada. Mas tinha ouvido falar que havia estrelas cadentes, estrelas que caem do céu e no céu desaparecem, num sopro de luz.
- Não serei uma dessas? - perguntou à bola.
- Talvez sejas, talvez não sejas… Mas não experimentes.
Passou-se um tempo mais, e a estrela guardou para si aquela ideia, uma ideia pequenina. “Não experimentes”, dissera-lhe a bola. E se experimentasse? Foi o que fez.
Caiu, num susto, mas como era leve, inocente e frágil, uma corrente de ar, vinda de uma porta aberta, algures, levou-a consigo.
Levou-a consigo e fê-la poisar, sem estrago, no fofo musgo.
- Olha, é a estrela da gruta - disse alguém que estava a armar o presépio.
E estrela do presépio ficou.
Donde estava, onde a puseram, via o presépio, os pastores, os reis magos, as lavadeiras com a trouxa à cabeça, as leiteiras com a bilha à cinta, os vagabundos, o moleiro, o azeiteiro e todo o povo do presépio e mais as pessoas de carne e osso, que vinham admirar aquela lindeza, sorrir para o Menino Jesus e olhar para a estrela, suspensa do alto da gruta.
Estrela de oito pontas que era, a apontar em todas as direções, nem ela sabia para onde, brilhou imenso.
Brilhou o mais que pôde.
Para o ano, a estrela de prata já tem muito que contar à bola de cristal.
 António Torrado

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Programa Cuida-te +

No âmbito da colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), num conjunto de iniciativas promotoras do bem-estar das crianças e jovens, divulga-se o Programa Cuida-te + e os seus serviços que se dirigem a quaisquer jovens dos 12 aos 25 anos e que visam a promoção da saúde juvenil e os estilos de vida saudáveis, em particular a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a saúde sexual e reprodutiva. O foco de intervenção é a promoção da saúde juvenil, numa ótica preventiva, e não dirigido ao trabalho de patologias já instaladas. É um serviço gratuito e centrado na autodeterminação dos jovens face à sua saúde.

O Programa Cuida-te + é composto por duas medidas centrais: 
Medida 1 - corresponde ao atendimento personalizado, visando dar resposta às necessidades de aconselhamento e sensibilização da população-alvo;
Medida 2 - corresponde à promoção da Literacia em Saúde, através da disponibilização proactiva de informações e conhecimentos na área da saúde juvenil.
Este programa tem a particularidade de os jovens, de uma forma autónoma e gratuita, poderem ser acompanhados por equipas de saúde dedicadas à saúde juvenil, nomeadamente serem seguidos em consultas de psicologia asseguradas por profissionais qualificados. Está localizado em todas as capitais de distrito de Portugal. Qualquer jovem pode marcar uma consulta, indicando a sua idade, área geográfica e preferência por atendimento (videoconsulta ou presencial).
Para além deste serviço, os jovens podem também recorrer a uma ferramenta de perguntas anónimas, o Coloca Aqui as Tuas Dúvidas. Poderão ainda obter ajuda especializada para questões da área da saúde sexual e reprodutiva, pelo serviço Sexualidade em Linha.
O programa Cuida-te+ e os seus serviços podem ser uma mais-valia para todos os/as jovens, pelo seu caráter abrangente, diversificado, especializado, gratuito e confidencial.

Fonte

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Calendário do Advento

Todos os dias do mês, abre e descobre!
Sugestões de leitura... todas relacionadas com a época Natalícia.
Este Natal, descubra a magia dos livros!

domingo, 3 de dezembro de 2023

LE@D Talk Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica

Lançamento do MOOC KML II, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II, no próximo dia 6 de dezembro, pelas 18:00 (hora de Lisboa).
Para participarem só têm de se inscrever no Evento Online. 
Podem consultar toda a informação aqui.
O evento é livre mas com inscrição necessária. 
O programa completo está disponível aqui.

sábado, 2 de dezembro de 2023

Partilhas à Quarta

 

Estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.
“Partilhas à Quarta”, uma iniciativa desenvolvida no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), realiza-se pelo sexto ano consecutivo, com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem. Estas videoconferências são promovidas, em colaboração, pelas equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), contando, ainda, com a participação de professores e alunos envolvidos nos projetos apoiados pela DGE/ERTE. 
Durante as sessões, os participantes terão a oportunidade de colocar questões, num espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competência enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Data das sessões:
  • 1.ª sessão - 13 de dezembro de 2023
  • 2.ª sessão - 17 de janeiro de 2024
  • 3.ª sessão - 21 de fevereiro de 2024
  • 4.ª sessão - 20 de março de 2024
  • 5.ª sessão - 24 de abril de 2024
  • 6.ª sessão - 22 de maio de 2024
AFCD - INSCRIÇÕES
À semelhança dos anos anteriores, as sessões realizam-se à quarta-feira, das 21h às 22h, correspondendo a duas Ações de Formação de Curta Duração (AFCD) de 3 horas (primeiro e segundo segmento de formação).
Os interessados em obter a certificação, devem fazer a inscrição prévia participar nas 3 sessões de cada um dos segmentos: 
  • Primeiro segmento: 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões = AFCD de 3 horas (Inscreva-se aqui), até 10 de dezembro 2023) 
  • Segundo segmento: 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões = AFCD de 3 horas (Inscreva-se aqui), até 18 de março de 2024) 
A certificação das AFCD tem a colaboração do Centro de Formação de Escolas (CFAE) dos Concelhos do Barreiro e Moita. 
Participe!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

1 de dezembro de 1640

Sabes por que razão é feriado hoje?
Em 1580 uniram-se as coroas, de Portugal e Espanha. Este acontecimento pôs fim à divisão imaginada do território entre Portugal e Espanha, que resultou no Tratado de Tordesilhas de 1494.
As Cortes dos dois países reuniram-se em Tomar e Filipe II de Espanha, I de Portugal, jurou respeitar a soberania portuguesa, definindo as condições que estabelecia a União Ibérica; jurou que os dois Estados seriam independentes, embora unidos sob a mesma coroa, e que respeitaria a língua, as leis, a moeda e os costumes de Portugal; prometeu, ainda que manteria na administração do Império português apenas portugueses.
Numa conjuntura de conjuntura de prosperidade económica, o povo português, na sua maioria, ficou agradado com estas decisões.
No entanto, nos finais do século XVI, o Império Espanhol entrou em crise e as consequências rapidamente chegaram a Portugal. Os inimigos de Espanha passaram a ser os de Portugal, nomeadamente a Holanda e a Inglaterra; a nobreza foi substituída por espanhóis em cargos de administração portuguesa, muitos portugueses foram recrutados para combater ao lado dos espanhóis em conflitos, como foi o caso da Guerra do Trinta Anos e a população portuguesa viu o seu modo de vida agravado com o aumento de impostos para pagar as guerras nas quais a Espanha estava envolvida.
Rapidamente o descontentamento se generalizou em Portugal. O incumprimento das decisões das Cortes de Tomar aumentou e as revoltas populares contra aumento de impostos cresceram. Nesta altura foi famosa a Revolta do Manuelinho, em Évora, em 1637.
Foi perante a difícil situação que se vivia em Portugal que no dia 1 de dezembro de 1640, um grupo de nobres portugueses, numa conspiração organizada, puseram fim a 60 anos de domínio filipino e restauraram a independência de Portugal.
Neste dia teve início a dinastia de Bragança, cujo primeiro rei foi D. João IV.
Professora Cristina Gil Marinho

Fonte: Manual de História de 8.º ano – Somos História