segunda-feira, 27 de março de 2023

Semana da Leitura

Ao longo da semana vamos festejar a leitura!
Haverá muitas atividades, que esperemos que sejam do agrado de todos. 
Visitem-nos e leiam... sempre e muito! Não importa onde!!


 

domingo, 26 de março de 2023

Campanha Recolha Material Escolar e Livros

A “Na Rota dos Povos” é uma ONGD – Organização não Governamental para o Desenvolvimento criada em 2001 por um grupo de pessoas lideradas pelo presidente, Tito Baião. Tem a sua sede em Matosinhos. Tudo o que se faz na ONGD é feito por voluntários (desde a angariação, a gestão do dia-a-dia, a organização de missões, a comunicação, etc).

sábado, 25 de março de 2023

Hora do planeta

Hoje é o Dia do Planeta! O dia da Terra, o nosso lar.
Cuidar dele é cuidar da nossa própria vida e das vidas que virão depois.
Junta-te a nós: ajuda-nos na sensibilização sobre a poupança de energia.
Apaga a luz das 20h30 às 21h30. Proporciona uma hora ao planeta.
Juntos, podemos criar um raro momento de união pelo planeta, destacando a perda da natureza e a crise climática em escala global e inspirando outros a agir e a defender mudanças urgentes.

Reduz a tua Pegada Ecológica! Para mais informações, visite o site.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Licenças Creative Commons - O que são? E para que servem?

 

Estas licenças podem ser atribuídas a todos os tipos de criações: textos de sites e blogues, música, vídeos e filmes, imagens, desenhos e pinturas. E muito mais.
Para saberes mais sobre as licenças Creative Commons, consulta o site oficial.

6.ª Sessão dos Diários de Escrita com a BE - O convite

Terminou, esta semana, mais uma sessão dos Diários de Escrita com a BE. 
Aproveitámos a aproximação da Semana da leitura para introduzir o texto do caonvite e os alunos foram desafiados a escrever um convite.
A atividade foi muito produtiva.

terça-feira, 21 de março de 2023

Dia Mundial da Poesia

 Poesia

Poesia é beleza,
riqueza sem fim.
Faz nascer a ternura
e sentir a doçura
da flor de jasmim.

No deserto da vida
e na escuridão,
é paz renascida,
é luz oferecida
em comunhão.

No silêncio do mundo,
é firme expressão.
Não busca vaidades
mas busca a verdade
e a rectidão.

Poesia é dom,
infância encantada,
alegria sentida
na senda perdida
e reencontrada.

Nascem as palavras,
sementes de amor,
que voam nos ares
e vogam nos mares
em ondas de cor.

São pobres os homens
que gritam rancor
e vivem na ânsia,
na cega ganância,
semeando dor.

Ignoram os homens
que a simplicidade
os abre à beleza,
à grande riqueza
da fraternidade.

Poesia é sonho,
é pássaro, luz,
arco-íris de sons.
Mensagem de paz
e voz que nos traz,
do fundo das cinzas,
a esperança perdida
na vida e seus dons.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Primavera

Primavera começa hoje!
O planeta Terra, no seu movimento orbital de translação em volta do Sol, demora um ano a completar uma volta. Nos dia 20 ou 21 de março ocorre o equinócio de Primavera, uma ocasião em que o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas).

sábado, 18 de março de 2023

O Pai de Andi

Não era normal! Os três amigos de Andi tinham pais famosos.
O pai de Alexandre era cirurgião. Um daqueles médicos a quem as pessoas ricas e importantes recorrem para tirar o apêndice.
O pai de Rafael tocava violino. Não apenas por prazer. Dava concertos pelo mundo inteiro e era sobejamente conhecido. O pai de Gino era um realizador de cinema. Diz aos atores o que eles têm de fazer, foi como Gino, com certo orgulho, explicou a profissão do pai.

O pai de Andi era vendedor numa loja de roupa para homem. Um pouco baixo, usava óculos dourados e não era nada conhecido.
Andi só o via ao fim de semana, porque os pais tinham-se separado. Quando os colegas falavam dos pais, Andi ficava calado. O que é que ele havia de dizer? Na passada terça-feira, o meu pai vendeu um fato de flanela cinzenta?
Nas férias grandes, Alexandre foi para África, porque o pai queria fotografar leões. Rafael foi para Nova Iorque, onde o pai ia dar um concerto. E Gino foi para a Sérvia, onde o pai estava a rodar um filme.
O pai de Andi queria ir para a Toscânia. Pela sua bela paisagem e porque gostava de visitar igrejas antigas. Andi não tinha bem a certeza se queria ir, mas estava combinado passarem juntos umas férias por ano. 
Por isso, Andi foi com o pai para Itália. Para dizer a verdade, até gostou bastante. Ficaram numa terrinha entre vinhas, davam passeios e visitavam igrejas antigas, mas não em demasia.
Certo dia, que seria diferente dos outros, passeavam pelo mercado de uma pequena aldeia. Compraram tomates e alhos para o molho do esparguete, e ainda pêssegos e uvas para a sobremesa. Num pequeno bar, o pai de Andi tomou café e Andi bebeu um sumo de laranja, que em Itália se diz “aranciata”. Dirigiram-se depois, devagar, para o local onde o carro ficara estacionado.
Andi foi o primeiro a ver os pássaros. Parou, horrorizado. Numa parede batida pelo sol estavam dependuradas cerca de vinte minúsculas gaiolas, cada uma com um pássaro fechado lá dentro. Pardais, tentilhões, um melro. Num desespero evidente, arremessavam-se para cima e para baixo contra as grades.
— Que maldade! — exclamou Andi.
O pai de Andi olhou pensativamente e não proferiu palavra.
De resto, mais ninguém parecia incomodar-se com os pássaros encarcerados. As pessoas passavam, falavam, riam, e não prestavam a mínima atenção àquele arremeter e piar de desespero. 
O pai de Andi aproximou-se de uma gaiola. O pardal, prisioneiro e em pânico, tentava bater as asas, mas a gaiola era tão pequena que as asas embatiam contra as grades de madeira. Num gesto rápido e resoluto, o pai de Andi abriu a porta da gaiola. Teve de retirar primeiro o recipiente da água e só depois é que pôde abrir a porta de arame. O pardal mais parecia dar cambalhotas do que voar. Pousou por um instante na rua, atordoado, mas depois voou e desapareceu. 
O pai de Andi abriu todas as gaiolas. Uma por uma. 
— Estão a olhar para nós — disse Andi. — Despacha-te!
Mas só quando abriu a última gaiola é que o pai pegou no saco de papel que tinha pousado no chão e deu a mão a Andi. 
— Não vão deixar-nos passar — sussurrou Andi, com medo. 
Um pouco mais à frente, havia pessoas paradas na rua, que falavam em voz baixa umas com as outras e olhavam para eles com um ar severo. 
Agora vamos precisar do Super-Homem, pensou Andi, deitando um olhar de soslaio ao pai. Que esquisito! Teria o pai crescido em tão pouco tempo? Parecia muito maior do que de costume, muito decidido. E fazia cá uma cara… Exatamente como o Super-Homem, antes de um duelo de vida ou de morte. 
Contrariadas, mas sem nada fazerem, as pessoas da rua afastaram-se, deixando o caminho livre a Andi e ao pai. Quando os dois dobraram a esquina, estugaram o passo e, em poucas passadas, chegaram ao carro. Andi voltou a olhar para o pai para se certificar. Será que alguém na idade dele pode ainda crescer? E tão de repente? Deve ter sido uma ilusão!
Deixaram a pequena aldeia para trás, mas nenhum dos dois falava. Andi olhou mais do que uma vez discretamente pelo espelho. Ninguém a persegui-los! À sua frente, estendiam-se montes raiados de cor-de-rosa, violeta e azul-claro. Ciprestes escuros erguiam-se contra o azul leitoso de um céu de verão. Os dois continuavam ainda em silêncio. Mais tarde, sentaram-se debaixo de uma oliveira, a comer pêssegos sumarentos. 
Sobre as suas cabeças, pousado num ramo coberto de folhas prateadas, cantava um pássaro. 
— Este pertence ao teu grupo de admiradores! — disse Andi ao pai.
Edith Schreiber-Wicker

Vamos aprender uma lengalenga?

quinta-feira, 16 de março de 2023

Webinar Future Up - Introdução ao Design Thinking: Potenciar a Criatividade e Inovação na criação de projetos

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), a Direção-Geral da Educação, em parceria com a Fundação GALP, irá dinamizar o webinar “Future Up - Introdução ao Design Thinking: Potenciar a Criatividade e Inovação na criação de projetos”, no dia 29 de março de 2023, das 17:00h às 18:00h.

Este webinar contará com os seguintes oradores:
Sandra Aparício - Caminho para a Transição Energética | Programa Educativo Future Up
João Ribeiro - Design thinking
Este ano letivo, o projeto Future Up da Fundação Galp regressa com novas Aulas Energy Up e com a 3.ª edição do Prémio Energy Up, que voltará a distinguir projetos exemplares em matéria de energia sustentável, desenvolvidos pelos alunos, com um prémio de 20.000,00 € em painéis solares a ser atribuído e implementado na escola vencedora.
Nesse sentido e com o intuito de ajudar neste processo de desenvolvimento de projetos promovemos esta sessão focada no Design Thinking, que consiste numa abordagem criativa e inovadora que incentiva a resolução de problemas complexos através da empatia, experimentação e colaboração.
A inscrição no webinar é gratuita mas obrigatória e deve ser efetuada através do link.

terça-feira, 14 de março de 2023

Tarde de cinema no AEL!🎬

 

A sessão é gratuita e decorrerá às 14:30h.
Contamos contigo!!

Dia Internacional da Matemática

No dia 14 de março celebra-se pelo mundo inteiro o Dia Internacional da Matemática (DIM), também conhecido como o dia do Pi, que este ano tem o tema: “A Matemática para toda a gente!”.

domingo, 12 de março de 2023

Dia de recordar Raul Brandão

12 de março de 1867 - 5 de dezembro de 1930

"Nenhum de nós sabe o que existe e o que não existe. Vivemos de palavras. Vamos até à cova com palavras. Submetemo-nos, subjugamo-nos. Pesam toneladas, têm a espessura de montanhas, São as palavras que nos contém, são as palavras que nos conduzem. Mas há momentos em que cada um redobra de proporções, há momentos em que a vida se me afigura iluminada por outra claridade. Há momentos em que cada um grita: – Eu não vivi! eu não vivi! eu não vivi! – Há momentos em que deparamos com outra figura maior, que nos mete medo. A vida é só isto? Por mais que queira não posso desfazer-me de imbecilidades. Tenho de aturar ao mesmo tempo esta ideia e este gesto ridículo. Tenho de ser grotesco ao lado da vida e da morte. Mesmo quando estou só o meu riso é idiota. E estou só e a noite. Por trás daquela parede fica o céu infinito. Para não morrer de espanto, para poder com isto, para não ficar só e doido, é que inventei a insignificância, as palavras, a honra e o dever, a consciência e o inferno.
E ainda o que nos vale são as palavras, para termos a que nos agarrar."

O Essencial Sobre: Raúl Brandão - Um programa da responsabilidade da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

sábado, 11 de março de 2023

2.ª Assembleia de Alunos

Terminaram esta semana as sessões da assembleia geral nas 3 escolas do agrupamento, sobre o tema: Respeito, por mim pelo outro.
Agradecemos o envolvimento de todos os participantes em todas as assembleias.
Foram dinamizadas sessões, em todas as turmas do 1.º ciclo, pelo SPO em articulação com a Biblioteca Escolar.
As assembleias foram muito produtivas e participativas!

terça-feira, 7 de março de 2023

MOOC “Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: Da Reflexão à Inovação”

Estão abertas as inscrições, entre os dias 6 e 20 de março, para o curso de formação online “Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: Da Reflexão à Inovação”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), na plataforma NAU. 
Trata-se de uma adaptação para o contexto nacional com base no curso Empowering your school’s digital capacity, From Reflection to Innovation action plans, conhecido de forma abreviada como #SELFIEPTK MOOC que foi desenvolvido pela Conecta13, uma spin-off da Universidade de Granada, em conjunto com o Conselho Nacional Italiano de Investigação de Itália e o Instituto Pedagógico do Chipre no contexto do projeto Sherpa.
Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas ao nível dos seus Planos de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), integrando etapas de diagnóstico, reflexão, conceção, monitorização e avaliação.
Este curso é dirigido a líderes escolares, cargos de gestão intermédia, membros das equipas de desenvolvimento digital (EDD), e outros docentes interessados na temática.
O curso online inicia-se a 20 de março de 2023 e termina a 8 de maio de 2023, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.
O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é de frequência gratuita e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

segunda-feira, 6 de março de 2023

Webinar “A utilização de conteúdos do RTP Ensina na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento”

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), a Direção-Geral da Educação em parceria com o RTP Ensina, irá dinamizar o webinar “A utilização de conteúdos do RTP Ensina na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento”, no dia 09 de março de 2023, das 18:30h às 19:30h.
Para mais informações sobre o webinar, clique aqui.

domingo, 5 de março de 2023

Conto do mês - Vantagens da leitura

 
- Mãos no ar - gritou o caçador para a lebre. 
- Qual quê! Toca mas é a correr...
- Pára ou eu disparo - voltou a avisar o caçador. 
Pois sim! Pernas para que vos quero...
Vai daí, o caçador disparou. Disparou, mas não acertou. Foi a sorte da lebre.
De moita em moita, rasteirinha, a lebre chegou, quase sem fôlego, à toca da família.
Pânico geral entre os parentes.
- Não posso acreditar - dizia a bisavó. - Aqui nunca houve caçadores.
- Nem o velho Hipólito os consentia, nos arredores da herdade - acrescentava a avó.
Assim em paz tinham vivido há gerações, mas o que não sabiam era que o dono da herdade já morrera. Também não sabiam que os filhos do senhor Hipólito, pouco dados à vida do campo, tinham vendido toda aquela imensidão de terra a um clube de caçadores.
- Ninguém nos avisou - protestaram as lebres.
Por sinal que tinham sido avisadas. Se as lebres soubessem ler, teriam lido no jornal da terra o anúncio da venda. Também um edital, pregado no tronco de um sobreiro, à entrada da herdade, noticiava a mudança de proprietário.
Finalmente, vários letreiros, onde estava escrito TERRENO DE CAÇA, espalhados um pouco por toda a parte, informavam que aquele território deixara de ser seguro para lebres e coelhos.
Foi a partir deste incidente que as lebres decidiram todas aprender a ler. E, já agora, mudar para um sítio mais sossegado.

António Torrado
Ilustração de Cristina Malaquias

sábado, 4 de março de 2023

Sessão sobre Higiene Oral


Os alunos do 1.º ano relembraram alguns cuidados a ter para uma boa saúde oral, tais como: escovar os dentes três vezes por dia, evitar os doces e ir com regularidade ao dentista.
Esta sessão teve como finalidade a promoção e consciencialização da importância de uma boa higiene oral.
Foi uma sessão bastante interessante, participada e instrutiva!

sexta-feira, 3 de março de 2023

Sugestão de Leitura - Dia Internacional da Vida Selvagem

O Dia Internacional da Vida Selvagem celebra-se a 3 de março.
O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.  
De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.
Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. 

quarta-feira, 1 de março de 2023

Concurso Nacional de Leitura - Fase Concelhia

Decorreu ontem, na Biblioteca Municipal de Paredes, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. O Agrupamento de Escolas de Lordelo viu três dos seus representantes selecionados para a eliminatória oral.
A aluna Margarida Alves, do 5.º B, irá representar o Agrupamento na Fase Intermunicipal.
Contamos contigo! Boa sorte!!
Parabéns a todos os alunos, pela excelente participação!