As linhas de ação temática identificadas pela Transforming Education Summit (TES) das Nações Unidas pretendem transformar a educação para a paz, inclusão e sustentabilidade.
Transformar a educação significa repensar e reimaginar o propósito, o conteúdo e a efetivação da educação e pôr em prática ações a longo prazo, baseadas em evidências, que exigem parcerias fortes e que são ousadas, pois não são mais do mesmo, podem romper com aquilo a que as pessoas estão habituadas a fazer e gerar desconforto.
As linhas de ação temática decorrem da Agenda 2030 - ODS 4, “Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e incluem as medidas da pandemia COVID-19 que há que manter.
A TES tem cinco linhas de ação interdependentes e a Rede de Bibliotecas Escolares propõe que se trabalhem com as crianças e jovens três, cujos subtemas, documentos para discussão e fórum para participar (URL) se indica:
Transformar a educação significa repensar e reimaginar o propósito, o conteúdo e a efetivação da educação e pôr em prática ações a longo prazo, baseadas em evidências, que exigem parcerias fortes e que são ousadas, pois não são mais do mesmo, podem romper com aquilo a que as pessoas estão habituadas a fazer e gerar desconforto.
As linhas de ação temática decorrem da Agenda 2030 - ODS 4, “Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e incluem as medidas da pandemia COVID-19 que há que manter.
A TES tem cinco linhas de ação interdependentes e a Rede de Bibliotecas Escolares propõe que se trabalhem com as crianças e jovens três, cujos subtemas, documentos para discussão e fórum para participar (URL) se indica:
1. Escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis
- Inclusão e equidade;
- Educação transformadora de género;- Escolas seguras;
- Saúde e nutrição escolar.
2. Aprendizagem e competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento sustentável
- Aprendizagem fundamental (na perspetiva de aprendizagem ao longo da vida);
- Competências para o emprego e o empreendedorismo;
- Educação para o desenvolvimento sustentável, incluindo educação ambiental.
4. Aprendizagem e transformação digital
- Transformação digital dos sistemas educativos;
- Conectividade/ diminuição da exclusão digital; tecnologias inclusivas/ de assistência;
- Conteúdo educativo digital gratuito, aberto e de alta qualidade;
- Cidadania digital, bem-estar, privacidade e segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário