sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Sugestão de Leitura

Dia Europeu das Línguas

O clube europeu desafiou os alunos a participarem numa atividade para a celebração do Dia Europeu das Línguas (26 de setembro) e eis o resultado!!
Parabéns a todos os envolvidos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Escola a LER


Escola a ler é uma agregação das várias medidas da área da leitura do Plano 21/23 escola+, proposta pelo PNL20/27, precisamente para reforçar e recuperar as aprendizagens que foram perdidas nos dois últimos anos de pandemia, no domínio da leitura e da escrita.
Na nossa é assim...

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Ação de Limpeza do Rio Ferreira

Atividade organizada pela Aprisof (Associação de proteção dos Rios Sousa e Ferreira)  e a junta de freguesia de Lordelo,  inserida no #EUbeachcleanup2022.
Participem!

terça-feira, 27 de setembro de 2022

ONU: Áreas temáticas para transformar a educação

 

As linhas de ação temática identificadas pela Transforming Education Summit (TES) das Nações Unidas pretendem transformar a educação para a paz, inclusão e sustentabilidade.
Transformar a educação significa repensar e reimaginar o propósito, o conteúdo e a efetivação da educação e pôr em prática ações a longo prazo, baseadas em evidências, que exigem parcerias fortes e que são ousadas, pois não são mais do mesmo, podem romper com aquilo a que as pessoas estão habituadas a fazer e gerar desconforto.
As linhas de ação temática decorrem da Agenda 2030 - ODS 4, “Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e incluem as medidas da pandemia COVID-19 que há que manter.
A TES tem cinco linhas de ação interdependentes e a Rede de Bibliotecas Escolares propõe que se trabalhem com as crianças e jovens três, cujos subtemas, documentos para discussão e fórum para participar (URL) se indica:

1. Escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis

- Inclusão e equidade;
- Educação transformadora de género;
- Escolas seguras;
- Saúde e nutrição escolar.

2. Aprendizagem e competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento sustentável

- Aprendizagem fundamental (na perspetiva de aprendizagem ao longo da vida);
- Competências para o emprego e o empreendedorismo;
- Educação para o desenvolvimento sustentável, incluindo educação ambiental.

4. Aprendizagem e transformação digital

- Transformação digital dos sistemas educativos;
- Conectividade/ diminuição da exclusão digital; tecnologias inclusivas/ de assistência;
- Conteúdo educativo digital gratuito, aberto e de alta qualidade;
- Cidadania digital, bem-estar, privacidade e segurança.

Fonte

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Dia Europeu das Línguas

 

Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objetivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.

Foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos no dia 26 de setembro. As competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na atual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.

Fonte

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Equinócio de Outono

O Verão despede-se lentamente e começa uma nova estação...

É caraterizado pelo cair das folhas e pelos primeiros frios e chuvas.
Alguns animais migram para terras mais quentes, para aí passarem os meses frios; outros começam a armazenar alimentos para o Inverno. Maçãs, peras, laranjas, uvas, castanhas e romãs fazem as nossas delícias. De alguns frutos e legumes, fazem-se compostas e doces para pôr no pão.
Os dias tornam-se cada vez mais curtos e o sol parece ficar mais tímido.

Maria Lúcia Carvalhas, in Sabes que dia é hoje? 

Vamos ouvir?

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Dia Internacional da PAZ

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.
Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.
Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

Fonte

Vamos ouvir?

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

XVI Mostra Nacional de Ciência

Nos passados dias 8, 9 e 10 de setembro, decorreu a XVI Mostra Nacional de Ciência, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. No evento estiveram representadas diversas escolas de todo o país, continental e ilhas. 
O Agrupamento de Escolas de Lordelo este ano teve representação neste concurso nacional através da candidatura apresentada pelos alunos Rodrigo Alves, Lara Vinha e Jorge Oliveira, coordenada pelo professor Rui Almeida. 
Essa candidatura foi uma das selecionadas para participar na Mostra. 
Tal feito merece o reconhecimento de toda a comunidade do Agrupamento! 
Parabéns aos jovens cientistas!

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Conto do mês - Setembro, o nono

Quando nasceu, o mês de setembro veio como sétimo filho. O seu pai era o primeiro calendário romano, que só tinha dez meses e começava com o mês de março, e o seu berço foi a esplendorosa cidade de Roma, capital, à época, do grande Império Romano.

Como veio em sétimo lugar, a criatividade dos pais no que diz respeito à escolha de nomes para os filhos já tinha gozado de melhores e mais inspirados dias. Os nomes mais ilustres, de homenagem a homens ou a deuses, já tinham sido usados nos primeiros seis irmãos.

E foi assim que aquele mês acabadinho de nascer foi batizado com o muito pouco original nome de sete (septem em latim). Diz quem conheceu a família que o nome completo da criança teria sido septimus mensis, mas que todos o chamavam pelo diminutivo septembris. Quando ele chegou às terras deste cantinho da Península Ibérica, que mais tarde se chamaria Portugal, as gentes que aqui moravam tinham dificuldade em dizer septembris, pelo que decidiram simplificar o seu nome e passaram a chamar-lhe setembro.

Embora não tivesse tido direito a um dos nomes mais badalados da época, setembro decidiu que o seu nome ficaria na memória de todos para todo o sempre. Foi assim que marcou a vida dos humanos com as vindimas e as festas de final de verão que reúnem amigos e família. Setembro ficou conhecido como mês de alegria e de preparação para a mudança (começa a escola, prepara-se a vinda do outono).

Quando Numa Pompília (um dos reis de Roma) decidiu criar um novo calendário com doze meses (em lugar dos dez anteriores), setembro percebeu que deixaria de ser o sétimo mês para passar a ser o nono. Que chatice! O seu nome passaria a ser uma contradição. O sétimo mês era agora julho. Ainda pensou se deveria mudar o nome para “nonembro”. Mas, decidiu que não. O seu nome já tinha muitos significados para além do número sete e, sobretudo, era o seu desde que nascera e fora ele que lhe dera um sentido especial.

E é assim que nono mês do calendário se chama até hoje setembro sem que isso lhe deixe, a ele ou a nós, dúvidas quanto à sua identidade.

Carla Marques

Fonte

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Bom regresso

 

Arranca hoje um novo ano escolar. 
A Biblioteca  deseja a todos um bom regresso, as maiores felicidades e boas leituras!