sábado, 18 de junho de 2022

Dia Internacional Nelson Mandela

O Dia Internacional Nelson Mandela é celebrado anualmente a 18 de julho. 
Grande impulsionador da luta contra o Apartheid, que colocou a sua vida ao serviço da humanidade e foi vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993. 
Significa também uma inspiração e um apelo a todos nós, para que lutemos por um mundo melhor.
Foi proclamado o Dia Internacional Nelson Mandela através da Resolução 64/13 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 10 de novembro de 2009.  

Partilhamos o poema que inspirou Nelson Mandela.
Invictus
Protegido da noite que me encobre,
Escura como o vão entre os mastros,
Eu agradeço a quaisquer deuses que acaso existam
Por minha alma inconquistável.

Nas garras das circunstâncias,
Não estremeci ou chorei em voz alta.
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas não curvada.

Além deste lugar de ira e lágrimas,
Agiganta-se o horror das sombras,
E, ainda assim, a ameaça dos anos
Me encontra, e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito seja o portão,
Quão cheio de punições o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino,
Eu sou o capitão da minha alma.
William Ernest Henley

Citação do dia

Sem comentários:

Enviar um comentário