segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Calendário do Advento I Dia 1 - Conto: Entrevista com o Pai Natal

 

Fomos encontrá-lo a fazer embrulhos e a arrumar sacos e malas no porta-bagagens do trenó. Para meter conversa, visto que o Pai Natal, sujeito muito modesto, não gosta de ser entrevistado, perguntámos-lhe:

– Então, muito trabalho, este ano?

– Nem calcula! É que as meninas e os meninos estão cada vez mais exigentes. Só querem brinquedos caros e volumosos. Ora, eu, francamente, já não tenho forças para carregar com tanta coisa! Tome o peso a esta caixa, faça favor.

Nós pegámos na caixa e concordámos que era pesada.

– É um comboio eléctrico inteirinho, com os comandos, carruagens, baterias, central, estações e apeadeiros. Pois multiplique este peso por centenas e centenas. Veja o meu trabalho! E não tenho ninguém que me ajude.

Tivemos pena do Pai natal.

– Claro que os meninos, depois, queixam-se de que eu não trouxe tudo o que eles pedem... Pois como havia de ser de outra forma? Para chegar a todos – e nem faz ideia quanto me custa nem sempre chegar a todos – tenho de reduzir a encomenda de cada um. O porta-bagagens do trenó não é de elástico e as minhas forças também têm limites.

– Só a sua paciência, Pai Natal, é infinita – dissemos-lhe nós, a ver o que ele respondia.

– Nem sempre, meu amigo, nem sempre! Quando recebo cartas como esta, perco a paciência. Ora leia.

Desdobrou uma folha de papel e deu-nos a ler. A carta era assim:

"Querido Pai Natal:

Queria pedir-lhe uma boneca daquelas grandes, que eu vi, no outro dia, numa montra, quando fui sair com a minha mãe. Queria o enxoval completo da boneca, uma banheira para lhe dar banho, um pente, uma escova e um secador para cabelos de bonecas. Queria também um serviço de chá para bonecas, um triciclo, um jogo e uma lapiseira azul.

Para a minha irmã não mande nada, porque ela só sabe estragar-me os brinquedos.

Beijinhos da sua amiga

Luísa"

– Leu tudo? Que tal aquele bocadinho em que ela diz para eu não dar nada à irmã? Veja se não é de um pessoa perder a cabeça!

– Mas não a perca, Pai Natal – dissemos. – A sua cabeça, onde cabem milhões de nomes, moradas e pedidos, é preciosa.

– Nem me fale disso! Já não tenho memória para tanta coisa. Os pedidos são muitos, as listas aumentam de ano para ano...

– Não diga que já trocou encomendas? – perguntámos.

O Pai Natal, com a sua longa experiência, deve ter imensas histórias para contar.

– Se tenho! – e as bochechas rosadas do Pai Natal alargavam-se num grande riso. – Calcule que, uma vez, num bosque, o Lobo Feroz confundiu-me com o Capuchinho Vermelho. Dei-lhe uma cacetada como prenda, mas deixei-lhe um livro com a "História do

Capuchinho Vermelho", para que ele lesse até ao fim.

– Que faz o Pai Natal quando o Natal acaba? – perguntámos.

– Descanso umas semaninhas e, depois, ponho-me a trabalhar para o Natal seguinte. Viajo muito, corro todas as exposições e fábricas de brinquedos, tiro apontamentos, faço as minhas encomendas... Quando calha, disfarço-me de velho mendigo e vou ter com os meninos, que tantos trabalhos me deram.

– E que sucede? Os meninos acarinham-no, falam consigo, dão-lhe alguma prenda? – quisemos nós saber.

– Isso sim! Sofro cada desilusão, meu amigo, que é preferível ficarmos por aqui. Talvez para o ano que vem lhe conte mais coisas.

Couberam ao Pai Natal as últimas palavras da entrevista.

Aguardemos um ano e, até lá, vejam se não desiludem o Pai Natal.

 

António Torrado
Ilustração: Cristina Malaquias

© APENA - APDD – Cofinanciado pelo POSI e pela Presidência do Conselho de Ministros


Restauração da Independência

O primeiro dia de dezembro assinala a Restauração da Independência de Portugal.

Após a morte do jovem rei D.  Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, e devido ao fato de este não ter deixado descendentes diretos, Portugal esteve sob a governação de reis espanhóis, durante cerca de 60 anos.

Os Portugueses não estavam satisfeitos com esta situação. Foi então que, a 1 de dezembro de 1640, um grupo de revoltosos patriotas pôs fim ao domínio filipino, perseguindo e aniquilando os governantes estrangeiros, e chamando ao trono D. João IV, Duque de Bragança, o primeiro rei da 4.ª Dinastia.

Deste modo, Portugal voltou a ser um país soberano e independente, tal como o conhecemos hoje.

Fonte: "Sabes que dia é  hoje?", de Maria Lúcia Carvalhas

Calendário do Advento

Para cada dia selecionamos um miminho. Pode ser um poema, uma adivinha, uma receita, uma animação, desafios matemáticos, um jogo... mas todos eles relacionados com a época Natalícia.

Basta clicares!
Feliz Natal!

Poemas sobre o Outono

Aqui ficam... os poemas dos restantes alunos da turma 4B1.

Estão de parabéns!

sábado, 28 de novembro de 2020

Despertar o dia com Poesia! - Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles

Vamos cantar?

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Dia do Planeta Vermelho

 

Também conhecido como o Planeta Vermelho, devido à sua superfície avermelhada, Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o segundo mais pequeno no sistema solar.  

Com cerca de metade do diâmetro da Terra, este pode ser observado sem a ajuda de telescópio. No entanto, Marte tem sido o planeta mais estudado devido ao facto de existirem indícios de já ter havido água no planeta.  
Esta efeméride pretende relembrar um marco histórico: a data em que a nave espacial Mariner 4 foi lançada – 28 de novembro de 1964. Tratou-se da primeira sonda a passar pela órbita de Marte e foi responsável pelo envio das primeiras fotografias da superfície marciana para a Terra. 

Para saber mais, consulte a página do Centro de Ciência Viva do Algarve.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A Maior Flor do Mundo

Provérbios

Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, contudo estão relacionados a aspetos universais e atuais da vida.

A sabedoria popular passa de boca em boca e de geração em geração.

Vamos Jogar?

"Os provérbios são pedaços de sabedoria que, bem digeridos, proporcionam excelente nutrição ao espírito." Benjamin Franklin

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

A PSP (Polícia de Segurança Pública) garante apoio às vítimas de violência doméstica, tendo implementado o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade na PSP (PIPP), que consiste no atendimento, acompanhamento, apoio e encaminhamento das vítimas.

As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia.

Fonte: Calendarr Portugal

Stop à Violência Contra as Mulheres. Reage!


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Dia Nacional da Cultura Científica

 

O Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1996, é assinalado a 24 de Novembro em homenagem a Rómulo de Carvalho, procurando realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos portugueses.

Rómulo de Carvalho, investigador, professor, poeta, autor de manuais escolares e livros de investigação científica e de poesia, deixou uma marca relevante para afirmar a ciência como o meio para modificar, ampliar e substituir o conhecimento.

Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta são os objetivos principais deste dia. 

O PNL2027 e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) celebram, no dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica com um vasto programa destinado às escolas que será transmitido no canal do IA no YouTube, entre as 10h00 e as 17hh30.

Do programa, salientamos a Sessão do Planetário Online “O Sol, a nossa Estrela", os Livros Top: Ciência e Literatura, o Cantinho da Astronomia e um Quiz, entre outras iniciativas.


Dia da Floresta Autóctone

 

Hoje (23 de Novembro) celebra-se o Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.

Uma Floresta Autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, etc.

Fonte: Quercus

A câmara municipal de Paredes sugeriu que a nossa escola celebrasse a Floresta Autóctone e, neste dia e/ou durante esta semana, divulgasse uma espécie autóctone da região: o Medronheiro. Assim, enviou-nos a informação em anexo e irá oferecer um medronheiro para plantarmos na escola.

VIVA a FLORESTA!

sábado, 21 de novembro de 2020

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O Dia Mundial da Televisão

 

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de novembro com o propósito de reconhecer o impacto que este meio de comunicação detém na formação da opinião pública e na transmissão de informação.

É um importante veículo de conhecimento no mundo contemporâneo, nomeadamente de assuntos económicos e sociais.

A data foi proclamada pelas Nações Unidas em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Dia Mundial da Filosofia e Dia Internacional do Homem

Em 2002 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Fonte: Direção-Geral da Educação

O Dia Internacional do Homem celebra-se anualmente a 19 de novembro com o propósito de evocar o papel que o sexo masculino tem na sociedade: enquanto modelo ou guia para gerações mais novas, transmitindo-lhes valores e a noção de responsabilidade, ou apenas dando o seu exemplo, quer na família ou no meio onde vive.

Fonte: Centro de Informação Europeia Jacques Delors


terça-feira, 17 de novembro de 2020

Exposição Virtual - 6.º C

Powered by emaze

Os alunos da turma do 6.º C, idealizaram e desenvolveram estes trabalhos na disciplina de Educação Tecnológica.

Estão de parabéns!!!


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Dia Mundial do Não Fumador

 

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro.

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.

Sugestão para hoje

Assistir ao webinar sobre Cessação Tabágica

O encontro está marcado para as 18:30h na página de Facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Neste dia... pode desafiar-se a deixar de fumar!

domingo, 15 de novembro de 2020

Dia Nacional do Mar

A 16 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar. Pretende-se assinalar esta data, procurando assim destacar a importância que o mar tem para a História e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

A data escolhida deve-se ao facto da «Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar» ter entrado em vigor a 16 de novembro de 1994, sendo ratificada por Portugal em 1997.

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

Canção do Mar - Dulce Pontes

Para celebrar este dia partilhamos... A menina do Mar

sábado, 14 de novembro de 2020

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

 

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro.

O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

Fonte: calendarr Portugal

História Tradicional da Carochinha em Língua Gestual Portuguesa, narrada e legendada.

Para ouvir até ao fim...

Dia Mundial da Diabetes

 

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. 

O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.


Para os mais pequeninos... A história do Francisco.

Fonte: www.apdp.pt

Receita para fazer uma turma - 3B1

A turma do 3B1 (Escola Básica n.º 1 de Lordelo) criou esta receita.

Está deliciosa!

Estão de parabéns!!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Dia Mundial da Bondade

 

O Dia Mundial da Bondade é celebrado anualmente a 13 de novembro.

O que o Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) quer reavivar no mundo é o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença.

Neste dia apela-se à paz nas pessoas, colocando-se de lado por 24 horas as diferenças religiosas, fronteiriças e de raça.

Com o celebrar da bondade durante um dia, espera-se que se plantem as raízes para se verificar a bondade durante o resto do ano.

 

Origem do dia

Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”.

 

Sugestões para hoje

Sorrir a todas as pessoas com quem se cruza;

Ligar aos pais;

Ajudar um necessitado;

Oferecer uma flor;

Doar roupa, livros ou comida;

Dar um elogio ao vizinho;

Fazer uma boa acção;

Dizer obrigado a todos que merecem;

Enviar um SMS aos amigos;

Escrever e partilhar um poema;

Deixar a cara metade controlar o telecomando.


Para refletir


Não se esqueça... gentileza gera gentileza!
Fonte: Calendarr Portugal

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A minha turma - 4A1

 
A turma do 4A1 (Escola Básica n.º 1 de Lordelo) realizou este poema coletivo.
Estão de parabéns!!!

A Biblioteca vai à sala de aula!

Ontem foi dia de partilha!
A Biblioteca Escolar foi à sala de aula dar a conhecer um pouco mais sobre o S. Martinho, através de uma aplicação interativa criada para o efeito.
E sendo também o Dia Mundial do Origami, fizemos uma castanha.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Dia de S. Marinho

O Dia de S. Marinho é celebrado anualmente a 11 de novembro.

A festa em Portugal inclui castanhas cozidas ou assadas e água-pé ou jeropiga, em honra do Santo. Por toda a Europa, esta festa está ligada aos produtos agrícolas da época (Outono). 

Recurso para saber mais...

Feliz dia!

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Dia Mundial da Bolota

 

Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos. A bolota é o fruto do carvalho, assim como do sobreiro e da azinheira, que existem em maior abundância no Alentejo. A parte superior da bolota é a cúpula e a sua semente é um aquénio.
Durante muitos milénios, inúmeras culturas, como os celtas, prosperaram com o consumo de bolotas. Na Antiguidade Grega, o fruto era considerado o alimento dos homens invencíveis. Desde essa altura, a bolota, sobretudo de azinheira, cuja composição nutricional é excelente, tem vindo a ser a mais consumida tradicionalmente.

Sabia que?
- A bolota é um alimento para os porcos;
- As bolotas são utilizadas na culinária portuguesa.
- As propriedades alimentícias e de cosmética das bolotas são valorizadas por cientistas de todo o mundo.
- Os Lusitanos obtinham farinha das bolotas com que faziam pão, o que ainda é feito hoje em dia.
 

Bolachas de Bolota

Ingredientes
- 200g de manteiga,
- 100g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo não refinada,
- 100g de farinha de bolota,
- 5g de canela,
- uma pitada de sal.
 
Modo de preparação
Derreter a manteiga, juntar os restantes ingredientes e misturar bem. Moldar em forma de rolo e com uma faca cortar em bolachas que se vão colocando num tabuleiro de ir ao forno untado (ou com papel vegetal anti-aderente) deixando espaço para que cresçam.
Levar ao forno a 190ºC, apenas com calor em baixo, durante cerca 15 minutos.

Infusão de Bolota

Colocar duas colheres de sopa num litro de água quente. De seguida, leve ao lume num pequeno tacho e deixe ferver durante 5 minutos. Retirar do lume e deixar repousar mais uns minutos. Coe ou filtre para separar a infusão da borra.... e está pronto a beber!


Fonte: Calendarr Portugal e Quercus.

A raposa e a cegonha

 

Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar. A ementa foi uma sopa servida em parto baixo.

Enquanto a raposa se deleitava a lamber o prato, a cegonha não conseguia sorver nada pelo seu bico longo, e foi-se embora cheia de fome aborrecida.

Passados tempos, a cegonha retribuiu o convite e resolveu servir também uma boa sopa, mas desta vez em jarro fundo e estreito.

Puseram-se à mesa, e enquanto a cegonha ia gostando a bela sopa, à raposa só lhe restava vê-la comer, pois o seu focinho não entrava no jarro. E foi-se embora pesarosa e arrependida…


Para refletir:

Aquilo que não desejas para ti, também não o faças às outras pessoas.


domingo, 8 de novembro de 2020

Dia Internacional do Trava-Línguas

 

O Dia Internacional do Trava-Línguas é celebrado anualmente no segundo domingo de novembro.

O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se ao mesmo tempo.

Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos e familiares!

sábado, 7 de novembro de 2020

Dia Internacional da Preguiça

 

O Dia Internacional da Preguiça celebra-se a 7 de novembro.

O intuito do Dia Internacional da Preguiça é lembrar que o descanso é importante para o bem-estar da pessoa, sendo por vezes melhor descansar e não fazer mesmo nada, do que insistir em fazer algo.

Aproveite o dia para explorar a arte de não fazer nada, o "dolce far niente".
O segredo do dia da preguiça é pensar que ao não fazer nada, a pessoa está a fazer algo.

O trabalho e as obrigações ficam para os outros dias do ano.

Confessem lá qual é a vossa preguiça favorita?

Se puder, pense nisso! E seja preguiçoso!