quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Filme Aparição, de Fernando Vendrell

 
Novo dossiê pedagógico, sobre o filme Aparição, de Fernando Vendrell. (link)
“A adaptação de Aparição, por Fernando Vendrell, é um incitamento à redescoberta da obra de Vergílio Ferreira, um dos grandes mestres da literatura portuguesa do século XX que tem andado distante dos escaparates.” (Halpern: 2018) 
[A] cidade de Évora [é] afirmada como personagem pelas ruas desertas de pedra e as paredes “[A] cidade de Évora [é] afirmada como personagem pelas ruas desertas de pedra e as paredes que conhecem todos os segredos, e captada com dignidade pela fotografia notável de Mário que conhecem todos os segredos, e captada com dignidade pela fotografia notável de Mário Castanheira.” (Portugal: 2018)Castanheira.” (Portugal: 2018), Aparição /Fernando Vendrell, p. 5)

In: Dossiê Aparição, da autoria da Professora Doutora Ana Isabel Soares.

No próximo dia 5 de dezembro, pelas 15:30h., na Cinemateca Portuguesa, o filme vai ser projetado e comentado por Fernando Vendrell e Ana Isabel Soares.
Inscrições a decorrer, aqui.

Continuação de bom trabalho!

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Concurso Autores Digitais 2022/2023

 

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais que tem como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas.
Inscrições até 22/12/2022.
Inscrições na formação (ACD, esta inscrição é opcional) no dia 7 dez.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Oficina de animação

Na próxima quarta-feira, na biblioteca da EBS de Lordelo, vai decorrer uma oficina de animação organizada pela equipa do PNC (Plano Nacional de Cinema).
Aparece! Vamos construir um  Taumatrópio. 
Podemos contar contigo?

domingo, 27 de novembro de 2022

Concurso de Criatividade Giotto És Tu!

És professor e tens alunos entre o Pré-escolar e o 3º ciclo?

A FILA IBERIA propõe um fantástico concurso de criatividade vinculado à figura do artista GIOTTO.
O objetivo deste concurso é trabalhar de uma forma criativa com os alunos os efeitos das mudanças climáticas e o tema “Ação pelo clima”.
O tema está vinculada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), neste caso o objetivo número 13.  O compromisso com o meio ambiente começa connosco! Por este motivo a nossa direção é seguir com um modelo de desenvolvimento sustentável que defenda os nossos exigentes critérios de qualidade e segurança. Para isso, o tema deste ano propõe criar uma obra conjunta onde o compromisso com o meio ambiente seja o protagonista!
Podem ganhar fantásticos prémios para toda a turma!
Mais informações.
Participem!!

terça-feira, 22 de novembro de 2022

“A Maior Lição do Mundo – Transformar a Educação”

A Direção-Geral da Educação, a UNICEF Portugal e a Rede de Bibliotecas Escolares convidam as crianças, os alunos e os docentes, da educação pré-escolar ao ensino secundário, para participarem no webinar “A Maior Lição do Mundo – Transformar a Educação”, a realizar a 29 de novembro próximo, das 16h às 17h.
Este webinar integra-se em “A Maior Lição do Mundo”, iniciativa internacional que visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo crianças e jovens e promovendo uma cidadania global ativa, bem como uma maior consciencialização sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável.
O webinar tem como objetivos: contribuir para o conhecimento e a reflexão sobre questões globais da educação de qualidade; promover atitudes e comportamentos de cidadania ativa e de resolução de problemas de educação a nível local; refletir sobre a importância da educação e sobre a forma como cada um de nós pode contribuir para a sua transformação.
As inscrições, gratuitas, estão abertas até 25 de novembro.

domingo, 20 de novembro de 2022

Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas (ERTE | DGE)

 

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.  

No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”. 

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.

Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. 

Fonte

sábado, 19 de novembro de 2022

2.ª Sessão dos Diários de Escrita com a BE

Decorreu, nos dias 14 e 16 de novembro, mais uma sessão dos Diários de Escrita com a BE, nas Escolas Básicas n.º 1 e n.º 2 de Lordelo, com as turmas do 3.º e 4.º anos.
A temática foi o texto instrucional e os alunos foram desafiados a criar a sua "Receita para ser um bom aluno".
A atividade foi um sucesso e todas as receitas são deliciosas!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Projeto de Educação “Vamos Reinventar o Futuro”

O Projeto de Educação “Vamos Reinventar o Futuro” do Pacto Português para os Plásticos, que se traduz num programa de sensibilização e educação ambiental, tendo como missão promover hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis, assim como para o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível. 
Este programa é dirigido aos alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos).
Traduz-se num programa de sensibilização e educação ambiental, tendo como missão promover hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis, assim como para o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

José Saramago faria hoje 100 anos!

Partilhamos um recurso disponível no #Estudo em Casa.

Campanha "Expressa-te"

A campanha “Expressa-te” e o Mural de Expressões são iniciativas do projeto de investigação bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e no MILObs: Observatório sobre Media, Informação e Literacia, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020). O projeto pretende escutar e dar a voz a crianças e jovens com o intuito de conhecer e problematizar a relação e as práticas dos mais novos com os meios de comunicação.
Grita, diz, faz, expressa-te! Está dado o mote para o início da campanha “Expressa-te”. Esta é uma iniciativa do projeto de investigação bYou, que convida, até março de 2024, todas as crianças e os jovens com não mais de 18 anos a fazerem ouvir a sua voz através de conteúdos sobre os assuntos que os preocupam ou lhes interessam. Os trabalhos enviados serão publicados no Mural de Expressões online, disponível em muralbyou.pt, e uma seleção desses conteúdos será objeto de uma exposição física em Braga.

Vídeo, podcast, fotografia, desenho, pintura, texto, poema, dança, música: todas as formas de expressão são bem-vindas. O bYou quer conhecer a importância dos vários media no dia-a-dia dos mais novos e ouvi-los sobre os assuntos que mais os motivam ou preocupam. O bYou quer, por isso, escutar as crianças e os jovens nos seus próprios termos. Há três condições essenciais para a participação na campanha “Expressa-te”: ter até 18 anos, proteger a identidade dos participantes durante a criação dos conteúdos e não usar recursos sujeitos a direitos de autor ou de propriedade intelectual.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Dia Mundial da Diabetes

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar, o que leva a complicações em diversos sistemas orgânicos, aumentando o risco de morte prematura. Pode assumir várias formas, sendo a diabetes mellitus tipo 1 e 2 e a diabetes gestacional, algumas delas.
A incidência desta doença está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes e 1,6 milhões de mortes, por ano, são diretamente atribuídas a esta doença.
De uma forma geral, os principais sintomas são: sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva, e são diversos os fatores de risco que predispõem ao seu aparecimento, nomeadamente, a obesidade, a alimentação inadequada, o sedentarismo, a história familiar de diabetes, entre outros.
A intervenção na diabetes apresenta algumas nuances consoante o tipo, contudo existem intervenções que são comuns, nomeadamente, a alimentação regrada, a prática de atividade física, o controle da pressão arterial e lipídios e a realização de exames regulares para detetar micro e macro complicações a fim de facilitar o tratamento precoce.

Teste os seus  conhecimentos sobre a diabetes e avalie o seu risco de diabetes tipo 2 através de um questionário e avaliação on–line .

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Tarde de cinema no AEL!🎬

Na próxima 4.ª feira haverá lugar à projeção de filmes/curtas!
A sessão é gratuita e decorrerá às 14.30h.
Contamos contigo!!

domingo, 6 de novembro de 2022

MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição”

O curso de formação “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição” em formato MOOC (Massive Open Online Course) é promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da área de Cidadania e Desenvolvimento, termina no dia 16 de dezembro, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.

 

Ao longo do curso, enquadrado nas propostas de formação do plano “Escola sem Bullying I Escola sem Violência”, pretende-se sensibilizar os participantes para esta problemática, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir e intervir face ao Bullying e Ciberbullying.  Os participantes terão, assim,  a oportunidade de:  aprofundar os seus conhecimentos sobre a diversidade de comportamentos agressivos em idade escolar; promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e o ciberbullying; reconhecer os sinais de alerta em idade escolar que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e de ciberbullying; capacitar-se para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao bullying e ao ciberbullying, partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição” destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.
Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Aceda à inscrição e acesso ao curso.

Fonte

sábado, 5 de novembro de 2022

Concurso Media@ção 2023

Está aberta a edição do Concurso Media@ção 2023. O tema escolhido para os trabalhos deste ano letivo é Media e democracia. 

À medida que movimentos, partidos e dirigentes autoritários se têm afirmado nos parlamentos de diferentes países, e que assistimos à divisão de cidadãos em grupos fechados, cada um enquistado nas suas opiniões, tem ganho relevo a necessidade de refletirmos sobre o que contribui, ou não, para o desenvolvimento das instituições e da vida democráticas. A relação da democracia com os diferentes meios de informação e comunicação é uma das dimensões centrais dessa reflexão, a qual, por sua vez, engloba múltiplos vértices: o da informação e da "desinformação"; o papel das redes sociais versus o dos meios de comunicação profissionais; o da liberdade versus a censura dos meios de comunicação terminando na liberdade de expressão.

O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 31 de março de 2023, não sendo necessária pré-inscrição.

Consulte o Regulamento.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Atividades: "Meia-História Encaixa" e "Como Ler"

Decorreram na passada quinta-feira, dia 27 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Astromil, as atividades "Meia-História Encaixa", bailado baseado na obra "Memorial do Convento", de José Saramago, e "Como Ler", no âmbito das Noites Negras 2022.
Nesta iniciativa participaram ativamente os alunos das turmas do 11.º C e 12.º C, da Escola Básica e Secundária de Lordelo, com ideias de incentivo à leitura, premiadas com livros pelo júri da iniciativa.
Foi uma tarde diferente e muito gratificante para os alunos.
Parabéns aos participantes!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Conto do mês - A cor da pele

 

Certo dia, Paulina chegou à escola com uma pergunta esquisita na cabeça.
No dia anterior tinha ouvido as pessoas grandes falarem da cor do seu tio. Elas tinham dito que o seu tio era negro. Paulina, no entanto, olhou atentamente para o tio e achou-o normal. Então, perguntou à professora:
— É mau ser negro, senhora professora?
A professora ficou espantada, sem voz, procurando uma resposta para a pergunta da Paulina. E foi assim que tudo começou.
Quando a professora se levantou, apontou para o armário no fundo da sala de aulas. Como que por magia, as tintas guardadas no armário acordaram e, todas juntas, começaram a falar das cores. As crianças olhavam espantadas.
Depois, as tintas aproximaram-se das crianças e começaram a dançar.
Colaram-se ao grande quadro negro e misturaram-se formando mil e uma cores, cada vez mais variadas e mais bonitas, como que para fazer o rosto da alegria. Todas as crianças estavam maravilhadas e fizeram uma grande roda à volta das cores.
E as cores murmuraram:
— Nós somos as cores, as cores da vida! E, para ver a vida cor-de-rosa, é preciso abrir o coração, porque nada nem ninguém é completamente negro ou branco.
As crianças, então, dançaram e cantaram as cores da vida. Depois pararam, olharam à sua volta e as cores voltaram a murmurar:
— Cada um tem a sua cor, cada um tem a sua beleza, as cores da vida vivem em cada um de vós, encontrai o vosso arco-íris! 
A primeira a começar foi a Camila. Ficou com a cara vermelha ao pensar no Sebastião em segredo. Depois o Pedro pôs-se a dançar como um louco; girava, girava, girava numa dança encantada e quando parou sentiu-se mal e ficou com a cara verde! O Cláudio riu tanto que quase se engasgou e ficou com a cara azul! 
A Maria, ao ver que o Cláudio quase se engasgava, ficou com a cara branca de susto. As bochechas cor-de-rosa do Quim mostravam que ele estava bem-humorado.
Diante desta excitação geral, a professora poderia ter ficado com a cara negra de irritação, mas não, ela estava feliz. As crianças olharam umas para as outras: eram todas diferentes mas, de mãos dadas, elas eram apenas crianças de todas as cores que tinham acabado de compreender que o rosto da felicidade só se desenha com cores.
A professora agradeceu às cores e elas partiram para os seus lugares no armário ao fundo da sala. Depois sorriu para a Paulina e disse-lhe:
— A verdadeira cor do homem é aquela que ele tem no seu coração!
Sandrine Monnier-Murariu
Histórias para sonhar Porto,
Civilização Editora, 2004

terça-feira, 1 de novembro de 2022

O terramoto de Lisboa de 1755

A 1 de novembro de 1755, às 9 horas e 40 minutos, um violento terramoto atinge Lisboa e outras localidades portuguesas.